Companhia de Teatro poços-caldense apresenta espetáculo na Funarte, em Belo Horizonte
Poços de Caldas, MG – A Companhia de Teatro Conscius Dementia de Poços de Caldas apresenta, neste sábado, 25 de novembro, o espetáculo “Sobre-viver”, na Fundação Nacional de Artes, na capital Belo Horizonte. A apresentação será às 19h, dentro do VI Encontro Estadual Minas de Grupos de Teatro. O endereço é Rua Januária, 63 – Centro.
Sobre-viver” conta a história de duas artistas moradoras de um cortiço que lutam para sobreviver em meio à desvalorização da arte e às dificuldades do dia a dia, afetadas pelas ações de outras três personagens que representam o poder público, a sociedade e a fiscalização. A peça é composta por texto e músicas que questionam como a arte é vista no país e convida a plateia a escolher o rumo da vida das personagens.
O espetáculo premiado “Sobre-viver” passou por muitas etapas. O nascimento da obra se deu em 2015, quando o ator e diretor Emmano Garcia se inspirou nos quatro integrantes e, em 2016, escreveu o texto Degraus como presente para os artistas do grupo: Larissa Garcia, Rafaela Jacon Dutra, Danielle Marques e Johnny Hansk. Porém, o projeto foi pausado por diversas questões e só retomado em 2020, quando a diretora Larissa Garcia trouxe o texto para o primeiro ensaio no palco da Urca, mas foi novamente interrompido pela pandemia. No ano seguinte, após alguns ajustes, o espetáculo foi apresentado presencialmente no Festival de Inverno de Poços de Caldas 2022.
Com dez anos de atuação em Poços de Caldas/MG, a Cia. de Teatro Conscius Dementia se dedica à produção de teatro de grupo e possui como propósito levar o teatro como uma forma de expressão política, ato de amor, ferramenta de luta social e ocupação de espaços para todas as pessoas, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais justa e ampliar o acesso à cultura e ao entretenimento.