Doadores de sangue e receptores são homenageados em Poços
Poços de Caldas, MG – Doadores de Poços de Caldas participaram, neste sábado, da solenidade de diplomação dos doadores de sangue fidelizados. A cerimônia faz parte da comemoração do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25/11.
A cerimônia homenageou quatro doadores fidelizados, que doam mais de uma vez ao ano, nas categorias bronze, prata, ouro e diamante. Na categoria diamante, Carlos Roberto de Souza foi destaque. Com três anos frequentando a unidade, o voluntário já atingiu a marca de 53 doações.
Também foram homenageados três pacientes que precisaram utilizar o sangue no tratamento. As histórias de superação de cada um foram compartilhadas em agradecimento aos doadores.
Priscila Aparecida dos Reis foi diagnosticada com linfoma em 2021. Durante o tratamento entre quimioterapia e imunoterapia, a paciente chegou a ficar muito debilitada, quando precisou da doação de sangue para sobreviver. “Sem sombras de dúvidas, a doação de sangue salvou a minha vida. Depois de ter recebido as duas bolsas de sangue, eu consegui me recuperar e levar uma vida normal, agora estou à espera da doação de medula óssea, que mais uma vez vai salvar minha vida”. Priscila vai realizar o transplante de medula no dia 27 de dezembro em Uberlândia.
A captadora Maria Lauriceia Esteves destacou a importância da doação não só para os trabalhadores como também para os voluntários: “atender esses pacientes que estão internados por complicações, doenças, acidentes, cirurgias, é ajudar a salvá-los. Por isso trouxemos essas histórias, para que os doadores pudessem ver os resultados dessa ação”.