Concurso Municipal de Poesias Teresa Maria Valques premia vencedores
Poços de Caldas, MG – Aos 81 anos, Malvina Lemes da Silva foi a escritora mais experiente a ser premiada na 18ª edição do Concurso Municipal de Poesias Teresa Maria Valques Carvalho de Faria, cuja solenidade de premiação foi realizada na noite da última quarta-feira (28), no Espaço Cultural da Urca. Com o poema “Século XX”, ela garantiu a terceira colocação na Categoria V (acima de 55 anos):
“No meu tempo, o galo cantava. Pra despertar.
Eu parava nos dias santos. E na
roça corria a pé.
Lá tinha de tudo. Era pouco. Mas sem faltar.
Agora o tempo voa.
Só tenho pão dormido. Sem café.”
Na mesma categoria, José Dirceu Guimarães Izidoro ficou com o primeiro lugar, com o poema “No galope do tempo”. Ele é avô da pequena Ayla Carvalho de Toledo que, com apenas 10 anos, já foi premiada com a terceira colocação na Categoria I (7 a 10 anos), com o texto “A menina Nina”. Será que o talento literário é de família?
“Assim, no galope
que o tempo passa
Esvai-se a vida
de mansinho
Meu olhar busca
os caminhos
Onde os dias não
tinham pressa
Vê-se os olhares
trigueiros
Os namoros
passageiros
Os romances e as
promessas.”
Enquanto o avô fala do tempo que se foi, a neta traz um poema recheado de sonhos… “No parque, ela olhava para os pássaros enquanto imagina fatos raros.
E em sua pequena casa ela sempre pensava,
Na verdade, sonhava…”
Os poemas classificados foram apresentados em forma de interpretação e/ou leitura, pelo próprio autor ou por intérprete por ele indicado. Nesta edição, foram 64 textos inscritos. A Comissão Julgadora, formado por Guilherme Eduardo Teixeira, Rosa Maria Martins Alves e Mariana Aparecida de Carvalho, escolheu os três primeiros colocados nas cinco categorias.
Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio das Bibliotecas Públicas, o Concurso Municipal de Poesias “Teresa Maria Valques Carvalho de Faria” tem como objetivos incentivar a criatividade literária e o hábito de leitura e escrita, promovendo novos talentos literários, além de valorizar a arte poética, proporcionar um espaço de expressão poética e incentivar e desenvolver as competências de reflexão e de expressão por meio da palavra.
“É uma grande alegria contar com a presença de todos. Este concurso abrange cinco categorias e estamos muito felizes com a grande participação. Ao todo foram recebidos 64 textos em poesia”, destaca a coordenadora das Bibliotecas, Raissa de Melo.
O Concurso leva o nome da professora Teresa Maria Valques, cuja carreira no Magistério teve início em 1967, no Colégio São Domingos. Lecionou também no Ginásio Estadual Virgínia da Gama Salgado (1969-1984), na FAFI de Poços de Caldas (1973-1978) e no Colégio Estadual David Campista (1985-1987). Desde cedo mostrou inclinações literárias, compondo poemas, participando do “Grupo dos Cinco”, formado por poetas da cidade interessados na arte de vanguarda e escrevendo letras para as músicas de seu marido. A professora Teresa Maria Valques faleceu em São Paulo, no dia 5 de fevereiro de 1987.
Confira a classificação dos
escritores premiados.
CATEGORIA I -7 a 10 anos;
1º Lugar- Eduardo Salles de Assis
Poesia: O Dino apaixonado
2º Lugar- Leonardo Dias Batista
Poesia: Aventuras de Cecília
3º Lugar- Ayla de Carvalho de Toledo
Poesia: A menina Nina
CATEGORIA II – 11 a 14 anos;
1º Lugar- Camila Fernanda da Silva
Poesia: Tempo de impressões
2º Lugar- Sheila Fagundes de Faria
Poesia: Longe ou perto, tanto faz
3º Lugar -Brian Felisberto Alves
Poesia: Mundo bom?
CATEGORIA III – 15 a 18 anos;
1º Lugar- Rafaela Ferreira Domingues
Poesia: Versos da solidão noturna
2º Lugar- Luan Santos Bertozzi
Poesia: Ansiedade
CATEGORIA IV – 19 a 55 anos;
1º Lugar- Caroline Gatti Sobreiro de Medeiros
Poesia: Majestade
2º Lugar- Célia Márcia Cardoso
Poesia: Benefícios da Caminhada
3º Lugar- Tatiane Wanderlei Ferreira
Poesia: Crespo de Liberdade
CATEGORIA V – acima de 55 anos.
1º Lugar- José Dirceu Guimarães Izidoro
Poesia: No galope do tempo
2º Lugar- Pedro Josias de Oliveiras
Poesia: Senzalas do conhecimento
3º Lugar- Malvina Lemes da Silva
Poesia: Século XX