Prefeitura inaugura dois Centros Dia para idosos nesta quinta-feira
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, inaugura, nesta quinta-feira, 30 de novembro, dois Centros Dia para idosos, nas regiões oeste e central. A primeira solenidade será realizada do Centro Dia/zona oeste, às 10h, na Rua Miglioranzi, 33, no Jardim Country Club. Na sequência, às 11h, será inaugurado o Centro Dia/Centro, na Rua Canadá, 30, no Jardim Quisisana.
O Centro Dia é um espaço que oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento ativo e saudável. O atendimento é gratuito e tanto os idosos como os familiares se beneficiam do serviço. O serviço integra a Proteção Social Especial de Média Complexidade, sendo classificado como Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas Idosas na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.
Com o Edital de Chamamento Público 4/2023, o município passou a contar com quatro Centros Dia. Três já estão em funcionamento, nas regiões sul, central e oeste. O Centro Dia da região leste está em fase de finalização do imóvel. O serviço é ofertado em parceria pelas Organizações da Sociedade Civil vencedoras do edital: Associação de Promoção Humana e Ação Social (APHAS) e Associação Metodista de Ação Social (AMAS).
O Centro Dia é um espaço que oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento ativo e saudável. O atendimento é gratuito e tanto os idosos como os familiares se beneficiam do serviço. O serviço integra a Proteção Social Especial de Média Complexidade, sendo classificado como Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas Idosas na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Com a ampliação do serviço, serão ofertadas 240 vagas. O serviço é voltado para o atendimento dos idosos que fazem parte do público da assistência social, em situação de vulnerabilidade social ou econômica.
O Centro Dia tem como finalidade promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes, contando com equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários. A ação da equipe deve sempre ser pautada no reconhecimento do potencial da família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução da sobrecarga do cuidador, decorrente da prestação de cuidados diários prolongados.