Minas Gerais fica em 3º lugar na maior competição escolar do mundo
Poços de Caldas, MG – Aconteceu entre os dias 27 de novembro a 2 de dezembro de 2023 na cidade de São Paulo, as Paralimpíadas Escolares 2023, que é o maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar. Nesta edição tiveram cerca de 1.800 atletas participantes oriundos dos 26 estados brasileiros, do Distrito Federal e atletas do Paraguai.
A fase nacional da competição aconteceu após três regionais, sendo um em Belém (PA), de 9 a 11 de agosto, Brasília (DF), de 30 de agosto a 1º de setembro, e São Paulo (SP), de 6 a 8 de setembro, com disputas de atletismo, natação e bocha.
De acordo com o regulamento oficial, a classificação geral das Paralimpíadas Escolares 2023, foi definida pela soma das colocações dos estados obtidas em cada uma das modalidades, que obedece a uma pontuação pré-estabelecida para cada posição na tabela.
A maior concentração de participantes foi no atletismo, que recebeu 912 inscrições. A seguir, veio a natação (336), o tênis de mesa (97) e a bocha (80). Também houve disputas de badminton, com 73 atletas, judô (66), futebol PC (57), goalball (52), vôlei sentado (50), halterofilismo (26), basquete em cadeira de rodas (23), futebol de cegos (18) e tênis em cadeira de rodas (13).
É a primeira vez na história que a Federação de Minas Gerais sobe no pódio dessa competição, a melhor marca do Estado foi uma 5ª colocação na edição de 2021.
O Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico – CIDEP foi o representante de Poços de Caldas nesta competição, através da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SMEL, que incentivou e apoiou a participação do CIDEP, dando suporte no transporte e logística para essa competição.
Os atletas do CIDEP, da Bocha Paralímpica, do Para-Atletismo, do Futebol PC e do Goalball tiveram resultados expressivos em suas provas, conforme mostra as tabelas.
É uma competição muito importante pois reúne atletas de todo oo país e é uma oportunidade ímpar para os atletas além de competirem nas suas modalidades e provas, socializarem, divertirem e vivenciar um local que foi construído para pessoas com deficiência, que muitas vezes nem sabiam que existia. O projeto Desafiando Limites e o projeto Tô no Jogo incentivados pala Unimed poços de Caldas através de edital para repasse do imposto do ISSQN, desenvolvem aulas gratuitas para pessoas com deficiências terem a oportunidade de mostrarem seu potencial através do esporte e, juntamente com o apoio da SMEL convênio 02/2023, do projeto Rumo ao pódio contrato nº048/23, projeto Paralímpico sem Fronteiras contrato nº047/23 e projeto ParaEsportes Live contrato nº049/23, os atletas do CIDEP, que treinam diariamente para se desenvolverem cada vez mais ficaram muito contentes com seus resultados, como relatam em depoimentos.
“Eu gostei bastante dos jogos escolares onde aprendi coisas de suma importância e por termos ficado com a medalha de bronze. Agora é continuar treinando para melhorar ainda mais e pensar meu sonho, mostrando para o mundo que as mulheres podem conseguir o que quiserem, só basta acreditar nelas mesmas.” Jennifer Kamilly de Almeida Revoredo, atleta do futebol PC.
“Participar das Paralimpíadas Escolares fase nacional foi uma responsabilidade bem grande onde representar meu estado Minas Gerais é sempre uma honra. Eu participei das provas de 75m e 250m ficando em 4º lugar nas duas, também fiz bastantes amizades novas e a partir de agora eu vou treinar cada vez mais para o ano que vem estar mais preparada para as competições. Gostaria muito de agradecer ao CIDEP por tudo o que eles me proporcionam e onde cheguei por essa oportunidade que tenho, aos professores Robson e Jonas por todos treinamentos e a psicóloga Adriana que me ajudou dando o suporte que eu precisava e eu sou muito grata porque essas pessoas na minha vida.” Giovana Feliciano Vitti, atleta do atletismo.
“Obtivemos um resultado fantástico, na verdade uma das melhores campanhas que a modalidade já teve. Os meninos jogaram muito em todos os momentos e foram muito assertivos no que a gente já vinha treinando anteriormente, é o que eu falo muito para os atletas: tudo que se faz no treino, aquele comprometimento e tal se faz nos jogos e o resultado vem na competição né, já esperávamos um bom resultado e os meninos estão de parabéns. Estou muito feliz com o resultado de toda a equipe e dos atletas do CIDEP. Na fase de grupo jogamos contra Pernambuco e ganhamos de 9×7, já contra Santa Catarina ficou 11×3 para Minas e no último jogo da fase de grupos ganhamos de 11×2 de Mato Grosso. Já nas Semi finais perdemos para Distrito Federal de 9×4 e fomos para a disputa de bronze contra Mato Grosso e novamente ganhamos com o placar de 9×5.” Eraldo Sandi do Santos, técnico de Goalball de Minas Gerais.
“Tivemos a alegria de poder não só participar das Paralimpíadas Escolares que é um evento único que traz uma experiência, que traz uma vivência ímpar para cada criança para cada aluno para cada atleta que ali participa e também para os técnicos. Tivemos a alegria também além da participação de trazermos a medalha de bronze para Poços de Caldas para o estado de Minas Gerais se configurando entre as 3 melhores equipes do futebol PC do Brasil. É uma alegria muito grande saber que a base desse time veio do CIDEP, alunos atletas que foram formados estão sendo formados aqui em Poços de Caldas e hoje são destaque nacional. Para mim como treinador é uma alegria muito grande estar participando de tudo isso e ver esses garotos brilharem numa competição tão grandiosa que as Paralimpíadas Escolares.” Leonardo Rodrigues de Souza, técnico de Futebol PC de Minas Gerais.
“Entramos para a história das Paralimpíadas Escolares nesta edição ao ficarmos ranqueados em 3º lugar geral da competição. Todos os atletas representaram muito bem o Estado e consequentemente a equipe da modalidade que estavam defendendo, faço um destaque para os atletas do CIDEP por conseguirem colocar em prática todos os treinamentos que fizemos ao longo do ano. Cada conquista é fruto de um trabalho de muita seriedade e determinação. Agora já podemos nos preparar para o ano de 2024 que promete ainda mais.” Bruno Santos Pereira, técnico de Bocha Paralímpica de Minas Gerais.
“Foi a minha primeira participação nas Paralimpíadas Escolares é uma experiência muito incrível, top mesmo. Os atletas foram muito bem, o nível da competição é muito alto e é a maior competição nacional escolar do mundo que teve mais de 1800 participantes sendo desses mais de 900 atletas no atletismo. Fiquei muito satisfeito com os resultados atletas e agora é continuar dando sequência que 2024 vai ser um grande ano.” Robson Alvarenga, técnico e atleta guia de Atletismo de Minas Gerais.
“As Paralimpíadas Escolares são um verdadeiro exemplo de inclusão e superação em ação. O evento não apenas celebra o talento e a dedicação dos jovens atletas paralímpicos, mas também destaca o poder transformador do esporte. O projeto ParaEsportes Live nº 049/23, com suas transmissões, amplifica essa mensagem, proporcionando uma plataforma para compartilhar histórias inspiradoras e mostrar ao mundo a força e a habilidade desses competidores extraordinários. É um verdadeiro espetáculo de resiliência, determinação e comprometimento que merece todo reconhecimento e apoio.” Gleison dos Santos Petreca, proponente e técnico áudio visual do projeto ParaEsportes Live.