Bibliotecas Municipais indicam O Livreiro de Cabul
Poços de Caldas, MG – Por mais de vinte anos, Sultan Khan enfrentou as autoridades para prover livros aos moradores de Cabul. Ele foi preso, interrogado, encarcerado e assistiu os soldados talibãs queimarem pilhas e pilhas de livros nas ruas. Ainda assim, persistiu em sua paixão pelos livros. O livreiro de Cabul, da jornalista norueguesa Asne Seierstad, é a indicação de leitura das bibliotecas públicas desta semana.
Sultan Khan chegou a esconder milhares de exemplares em sótãos pela cidade, alimentando o sonho de ver seu acervo de 10 mil volumes sobre história e literatura afegã ser transformado no núcleo de uma nova Biblioteca Nacional, semeando alguma luz em um dos lugares mais sombrios do mundo. Depois de viver três meses em Cabul, com o livreiro, a jornalista norueguesa Asne Seierstad compôs este retrato das contradições extremas e da riqueza desse país.
Um relato do cotidiano de uma família islâmica e das dificuldades deste povo para obter conhecimento e se comunicar. Um retrato íntimo de um homem, seus princípios e sua família. Enquanto enfrentam os desafios e tensões diárias, os integrantes da família tentam também viver uma certa normalidade por meio do trabalho, de um dia de compras, cozinhando em um momento e se divertindo no outro, casando e dividindo alegrias. As mulheres, em especial, são protagonistas de relatos impressionantes.
Diversas histórias compõem essa narrativa, mostrando aspectos do país que poucos estrangeiros puderam testemunhar. Por meio de uma narrativa envolvente, Asne Seierstad dá voz à família Khan, apresentando ao leitor uma coleção de personagens comoventes que refletem as contradições do Afeganistão.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
O livreiro de Cabul é indicação de leitura da equipe da Biblioteca Centenário e está disponível para empréstimo também nas bibliotecas Manuel Francisco da Costa Guimarães, Júlio Bonazzi e na unidade do Centro de Artes e Esportes Unificado.