wilson_26

Série Vaga-lume indica Wilson Rocha

Data da Publicação:

26/12/2023

A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
Nesta semana, o autor da série indicado é Wilson Rocha. Nascido no Rio de Janeiro, Wilson Rocha exerceu múltiplas atividades: advogado, autor e diretor teatral, roteirista cinematográfico e roteirista e diretor de televisão. Sua carreira começou cedo, quando montava peças na escola e na universidade. Pouco depois foi contratado pela TV Globo, na década de 60, quando a televisão se firmava no Brasil. Por isso, pode ser considerado um dos homens que criou e incentivou a linguagem televisiva no país.
Esteve quase sempre envolvido com todos os tipos de fantasia, escrevendo além de livros infantojuvenis, episódios do Sítio do pica-pau amarelo, especiais para a TV, jogos e brincadeiras para programas infantis. Em 1987, publicou na Série Vaga-Lume Os passageiros do futuro, livro que alcançou enorme sucesso em todo o Brasil.
Considerado especialista em comunicação infantil, Wilson Rocha desenvolveu também projetos para adultos, como as novelas Seu Quequé e Olhai os lírios do campo, além de documentários para vídeo, cinema e TV.
Pela Coleção Vaga-lume publicou três livros disponíveis para empréstimo nas bibliotecas municipais de Poços de Caldas:

Um gnomo na
minha horta
Disponível nas bibliotecas: Centenário e Júlio Bonazzi
João Filipe é um garoto de 12 anos que, de volta de uma viagem a Holanda, traz um novo amigo, que fará toda a diferença em sua vida e na vida de seus familiares. João Filipe sabe o quanto é arriscado se alguém souber da existência desse amigo e, por isso, usa toda a sua imaginação para manter tudo em segredo. Essa é uma história de fantasia, amizade e aventura com os personagens João Filipe, o gnomo Casca de Bétula e muitos outros.

O fabricante
de terremotos
Disponível nas bibliotecas: Júlio Bonazzi e Manuel Guimarães
Confundido com o filho de um milionário, Diogo é sequestrado por uma quadrilha internacional, que busca dinheiro para financiar seus planos diabólicos: eliminar milhões de pessoas.

Os passageiros
do futuro
Disponível nas bibliotecas: Centenário, Júlio Bonazzi, Manuel Guimarães, Marcus Vinícius de Moraes.
Quatro jovens do século XXX viajam pelo tempo. Uma vez no passado, descobrem que voltar para a sua época é mais difícil do que imaginavam.

Leia Também

foto-raphael-musica-17-04-25

Raphael Du Valle encerra turnê pela Espanha e prepara lançamento de novo disco no Brasil

Poços de Caldas, MG - Foram nove shows, mais de 15 dias entre estúdios e palcos, um disco gravado, muito groove, improvisações, trocas e muitas emoções. A primeira turnê internacional do baixista Raphael Du Valle passou pela Andaluzia e pela…
Foto: Divulgação

Nany People lança nova biografia: ‘Ser Mulher Não É Para Qualquer Um – A Saga Continua’

Poços de Caldas, MG- Em 2015, ao completar 50 anos, Nany People lançou a biografia “Ser Mulher Não É Para Qualquer Um”, que trazia histórias emocionantes sobre a sua trajetória de vida. Agora, em 2025, comemorando em grande estilo seus…
foto-livro-17-04-25

Poços será a primeira cidade brasileira a ser retratada em obra literária que aborda poesia, patrimônio e língua portuguesa

Poços de Caldas,MG - Poços de Caldas é o mais novo destino da encantadora coleção “Mapa da Poesia”, série de livros ilustrados voltada ao público infantojuvenil, criada pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara. A obra será lançada…
foto-turismo-cultura-17-04-25

Ternos de Congos e Caiapós de Poços representam a essência da cultura mineira no maior evento de turismo da América Latina

Poços de Caldas,MG - Na última terça-feira, 15 de abril, os vibrantes tambores de Minas ressoaram mais uma vez na WTM Latin America, o maior evento do segmento turístico da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. Convidados…
Foto: Divulgação

“Dom Quixote das Crianças” é a indicação de leitura desta semana

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data celebra a obra do escritor Monteiro Lobato, nascido a 18 de abril de 1882, em Taubaté/SP. Dando sequência às sugestões…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas recebe Marília Rossi para lançamento do livro “Fresta”

Poços de Caldas, MG - Em Poços de Caldas, um reencontro entre poemas e amigos. A escritora Marília Rossi retorna à cidade natal para o lançamento de seu primeiro livro de poesias, Fresta, publicado pela Editora Urutau, em 2023. A…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!