Festival Música nas Montanhas faz série de Concertos Especiais
Poços de Caldas, MG – Buscando levar música a espaços diferenciados e atender ao público que dificilmente teria acesso à programação de concertos, por se encontrar em locais como hospitais e asilos, a programação do 25º Festival Música nas Montanhas (FMM), que acontece de 7 a 13 de janeiro, segue com apresentações em diversos pontos da cidade. Em uma iniciativa pioneira, a série de Concertos Especiais pretende promover acessibilidade à música instrumental e erudita, com apresentações que atendem a um público amplo.
Conforme a responsável pela série e assistente administrativa do FMM, Andréa Turato, é um dever do músico compartilhar seu talento com todas as pessoas, ainda mais com as que estão em situação de vulnerabilidade. Essa experiência sempre é marcada por momentos muito inspiradores e emocionantes.
“Além de estar onde o público está, as apresentações especiais incentivam a apreciação de novas sonoridades e também despertam o interesse para a música erudita, ampliando as possibilidades de quem ainda não teve acesso aos repertórios propostos a conhecerem o trabalho de grandes compositores e também possibilitando a aproximação entre o Festival e todos”, informou Andréa.
Para o violinista, Isaac Francisco, que se apresentou no Concerto Especial, levar música aos hospitais contribui de uma forma muito relevante para a melhora nas perspectivas de cura e bem-estar.
“A experiência de tocar no hospital foi maravilhosa. Nós, enquanto músicos, temos essa missão de levar a arte, de levar alegria para todo o nosso público. Em especial, no hospital, a gente percebia sorrisos e notava uma mudança no clima. Pessoas que estavam dormindo acordavam, as que estavam tristes sorriam, os que podiam andar acompanhavam e isso foi muito gratificante porque mostra para nós, jovens músicos e estudantes, que estamos no caminho certo, que fazer música é realmente o nosso princípio e meta de vida. Para mim, que já estive no leito de um hospital e recebi homenagens como estas, de músicos irem tocar no leito da UTI, a experiência foi uma das coisas mais felizes, porque a gente esquece a doença, a gente esquece que realmente tem uma enfermidade e acredita, ao máximo possível, que a gente pode melhorar para viver essa vida tão bela e maravilhosa”, disse.
Além da Série Especial, o Festival apresenta uma vasta agenda de Concertos Noturnos, com nomes consagrados no cenário nacional e internacional. Todas as apresentações são gratuitas.
SÉRIE DE CONCERTOS
ESPECIAIS
A agenda de Concertos Especiais segue com as seguintes apresentações:
– Sábado, 13 de janeiro, às 10h, a Thermas Antônio Carlos recebe um Grupo de Cordas do FMM.
– Sábado (13), às 14h, o espaço do Leãozinho, recebe um Grupo de Metais do FMM. Local: R. Junqueiras, s/n, Centro
– Sábado (13), 15h, o Museu Histórico e Georgráfico recebe a Classe de Canto. Local: R. Padre Henry Moton, s/n, Centro.
CONCERTO NOTURNO
DESTA SEXTA-FEIRA (12)
A programação noturna de sexta-feira (12) traz, às 20h30 ao Teatro da Urca, a Orquestra Acadêmica, sob regência de André Sanches e a Banda Sinfônica do Festival, sob regência de Juliano Barreto.
O Música nas Montanhas é uma Promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, com direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, apoio da Vivace, do Conservatório Municipal, Sesc, Primeira Igreja Batista e conta, nessa especial edição, com o patrocínio da Althaia, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.