Escritor Francisco Marins é a indicação de leitura desta semana
Poços de Caldas, MG- Nesta semana, a Biblioteca Municipal Centenário indica nada menos que quatro obras do escritor Francisco Marins, aproveitando o mês de férias. Os livros do autor, traduzidos em doze línguas, narram histórias típicas do Brasil. Francisco Marins é o único escritor do país a figurar na famosa coleção europeia Delphin, que reúne clássicos de literatura juvenil de todo o mundo.
Quem é Francisco Marins
Francisco Marins, nasceu em 23 de novembro de 1922, no distrito de Prata, quando o local pertencia à Botucatu (SP). Descendente de uma família de boiadeiros e pequenos plantadores de café, Marins passou sua infância em contato com a vida rural, onde colheu inspiração para seus livros. Atuou em jornais e em editoras de São Paulo.
Livros indicados
“A aldeia sagrada”
Sinopse: Fugindo da seca do sertão baiano, Didico descobre o arraial de Canudos, em 1897, no momento em que a guerra dos militares contra Antônio Conselheiro chega ao auge. Disponível nas bibliotecas Centenário, Júlio Bonazzi, Marcus Vinícius de Moraes e Manuel Guimarães
“A montanha
das duas cabeças”
Sinopse: O sonho da riqueza coloca Tonico e Perova em meio a uma revolta de escravos e guerras indígenas, em plena mata virgem no século 19. Muitos são os desafios no caminho para a Montanha das Duas Cabeças.
Disponível nas bibliotecas Centenário, Júlio Bonazzi, Marcus Vinícius de Moraes e Manuel Guimarães.
“Em busca do diamante”
Sinopse: Tonico e Perova regressam da expedição à serra dos Martírios, quando o diamante do Imperador é roubado. Para piorar a situação, alguns pesquisadores russos, seus amigos, são detidos como suspeitos.
Disponível nas bibliotecas Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Guimarães
“O mistério dos
morros dourados”
Sinopse: Tonico e Perova desafiam os perigos do interior brasileiro no final do século passado. Buscam a mina dos Martírios, o sonho de todos os que procuram ouro e sonham em ficar ricos. Mata e aventureiros reservam muitas surpresas para os dois amigos.
Disponível no CEU e nas bibliotecas Centenário, Júlio Bonazzi, Marcus Vinícius de Moraes e Manuel Guimarães
Todos são da coleção Vaga-Lume.