Poços integra novamente o “Carnaval da Liberdade” do Governo de Minas
Poços de Caldas, MG – Pelo segundo ano consecutivo, Poços de Caldas faz parte da divulgação do “Carnaval da Liberdade e o Carnaval da Tranquilidade”, programa desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
Com o Carnaval da Liberdade e também o Carnaval da Tranquilidade, o objetivo é estimular o desenvolvimento da festa popular não apenas na capital, mas, também, pelo interior do estado, com a promoção dos destinos de diversas regiões mineiras. O foco é a divulgação das grandes festas e também roteiros para quem quer curtir o carnaval com tranquilidade. E Minas tem opções para todos os gostos.
Neste ano, o Estado organiza e coordena ações de diferentes pastas e órgãos visando a realização de uma festa inclusiva e segura, com opções para todos os públicos. A meta para este ano é ir além do Carnaval de 2023, que já foi o maior realizado no estado, reforçando o posicionamento de Minas Gerais como um dos principais destinos carnavalescos do país.
A previsão, conforme a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), é que a folia movimente R$ 1,8 bilhão na economia da criatividade. A expectativa de público, ainda segundo a Secult, é que o fluxo turístico chegue a 12,1 milhões de foliões e turistas em todo o estado, sendo 6,6 milhões no interior e 5,5 milhões em BH.
Para quem quer curtir o Carnaval da Tranquilidade, Minas Gerais oferece destinos turísticos que combinam aventura, religiosidade, gastronomia, cultura e riquezas naturais. As opções são variadas: 20 parques municipais, 44 estaduais, seis naturais e nove parques ecológicos, mais de 1 mil cachoeiras, dez estâncias hidrominerais, 22 grutas, nove cavernas, quase 30 represas, 70 mirantes, mais de 150 museus, 50 mercados registrados, sendo os principais deles os Mercados Municipais, e mais de 500 igrejas registradas no Portal Minas Gerais, além de 200 capelas e 40 santuários.
Caxambu, Araxá, São Lourenço, Cambuquira, Carrancas, Serra do Cipó, Ibitipoca, Três Marias, Serra da Canastra, Cordilheira do Espinhaço, Poços de Caldas, Conceição do Mato Dentro, São Gonçalo do Rio Preto, Aiuruoca, Tabuleiro, São Thomé das Letras e Açucena são algumas opções de destinos para quem quer aproveitar o Carnaval da Tranquilidade 2024.
A inserção de Poços de Caldas no Carnaval da Tranquilidade reforça os objetivos da organização dos festejos na cidade. Uma festa voltada para as famílias, com segurança e muita alegria. Um lugar onde todos podem pular e brincar à vontade nas praças e parques, mas que também oferece passeios turísticos para quem quer fugir da badalação dos grandes centros.
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, o investimento no Carnaval 2024 é de aproximadamente de R$ 1 milhão.
“Investimentos que geram retorno para todos na cidade, pois as atrações movimentam vários setores da economia no município. A expectativa de público é de superarmos a do carnaval 2023, cuja estimativa foi de 50 mil pessoas por dia no centro da cidade. A organização está muito otimista no sentido de que, mais uma vez, iremos fazer um carnaval excepcional em Poços de Caldas”, ressalta o secretário de Turismo, Israel de Souza.
Divulgação
O governo do Estado montou estratégias de divulgação dentro e fora de MG. Numa iniciativa da Setur , estão sendo montados estandes para recepção no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins e na Rodoviária da capital, com distribuição de materiais para promover os destinos mineiros, seus roteiros e atrativos.
Com o objetivo de atrair mais turistas, gerar emprego e renda, estimular a economia da criatividade e reforçar Minas Gerais como um dos principais destinos de Carnaval do Brasil, o Governo de Minas lançou a campanha nacional “Vem pra Minas no Carnaval”.
É a primeira vez que uma campanha desse porte é realizada pelo poder público mineiro, com abrangência nacional e tem como objetivo projetar os artistas e a folia do estado. A ação envolve inserções em diversos formatos e plataformas nos aeroportos, rodoviárias e estações de metrô das principais cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Goiânia, Fortaleza e Natal.
A Secult também está promovendo diversas ações para divulgação do Carnaval pelo interior e pelo site Visite Minas. Os foliões e turistas encontram a programação dos eventos, roteiros regionais, itinerários, previsão do tempo, informações de utilidade pública, entre outras.