vote_editorial_3

Reeleição

Data da Publicação:

03/02/2024

A democracia é um sistema que se alimenta da renovação e da alternância de poder. Nesse contexto, a decisão anunciada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, de priorizar a votação do fim da reeleição para cargos executivos do país é um passo importante em direção à consolidação desses princípios democráticos. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata desse tema merece ser apoiada e debatida de forma cuidadosa e consciente.
Desde a sua instituição em 1997, o direito à reeleição tem sido objeto de intensos debates na sociedade brasileira. Embora tenha proporcionado a continuidade de alguns governos, também trouxe consigo desafios e preocupações relacionados à concentração de poder e à perpetuação de lideranças no cenário político. É inegável que a reeleição, em muitos casos, contribuiu para a formação de oligarquias e limitou a oportunidade de novas lideranças emergirem.
A proposta em pauta não apenas extingue a possibilidade de reeleição, mas também estabelece mandatos de cinco anos, além de reunificar as eleições em uma votação geral. Essas mudanças são fundamentais para reequilibrar o jogo político, proporcionando uma maior oxigenação nos cargos executivos e permitindo que os governantes possam focar em suas agendas sem a preocupação constante com a busca pela reeleição.
Ao fixar mandatos mais curtos, a proposta cria um ciclo eleitoral mais dinâmico, possibilitando uma avaliação mais precisa da eficiência e eficácia das gestões. Além disso, a reunificação das eleições em uma única data promove uma economia de recursos e uma maior concentração de esforços na escolha dos representantes, evitando desgastes frequentes e descontinuidades prejudiciais ao desenvolvimento do país.

Leia Também

foto-turismo-editorial-16-04-25

Turismo mineiro

O volume de atividade turística em Minas Gerais cresceu 1,7% em fevereiro de 2025 na comparação com janeiro, conforme levantamento do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base nos dados do IBGE. A alta representa uma retomada do…
foto-stf-editorial-15-04-2025

STF em xeque

Recente pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião revela um dado preocupante para a democracia brasileira: quase 50% dos brasileiros afirmam não confiar no Supremo Tribunal Federal (STF). O levantamento, realizado com 2 mil pessoas em todas as regiões do país, e…
foto-editorial-estagnacao-14-04-2025

Estagnação

A economia brasileira iniciou o ano de 2025 com sinais de cansaço. Segundo o Monitor do PIB, estudo mensal elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estagnado (0%)…
foto-fuga-capitais-12-04-2025

Fuga de capitais

O descontrole fiscal e a insegurança jurídica que marcam o cenário brasileiro têm produzido efeitos cada vez mais nocivos à economia. Uma das consequências mais alarmantes é a evasão de divisas do país, fenômeno que, no primeiro trimestre de 2025,…
Foto: Agência Minas/Divulgação

Mercado de trabalho

O mês de fevereiro trouxe boas notícias para o mercado de trabalho em Minas Gerais. Com saldo positivo de 52.603 novos postos formais, o estado se destacou nacionalmente, registrando o segundo maior número de vagas criadas no país, o equivalente…
Foto: Agência Brasil/Divulgação

O peso dos juros

A divulgação das Estatísticas Monetárias e de Crédito pelo Banco Central, nesta quarta-feira (9), escancarou uma realidade que afeta diretamente o cotidiano de milhões de brasileiros: a escalada dos juros bancários. Em fevereiro, a taxa média cobrada das famílias e…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!