Pedagogia UNIFAE recebe reconhecimento máximo do Conselho Estadual de Educação
São João da Boa Vista, SP – Após formar sua primeira turma, em 2023, e completando cinco anos de sua criação, o curso de Pedagogia da UNIFAE acaba de ser reconhecido com o prazo máximo (três anos) pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP). O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (7), em reunião dos conselheiros, na sede da capital paulista.
Especialista e profissional do mais alto gabarito na área da Educação, foi a Profa. Dra. Rose Neubauer quem trouxe a conclusão da comissão de conselheiros que avaliaram o curso. Além de conselheira do CEE-SP, Rose foisecretária estadual de Educação entre janeiro de 1995 e abril de 2002 e, atualmente é consultora de instituições como Unicef, Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Banco Mundial e PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
Segundo a declaração da professora, o curso de Pedagogia da UNIFAE tem “forte associação entre ensino, pesquisa e extensão identificada em projetos, eventos e outras iniciativas referentes à curricularização, com incentivo à pesquisa por meio da realização de projetos, premiações e apoio à participação de estudantes e docentes em eventos acadêmicos locais e em outros lugares”.
Prosseguindo em seu discurso, Rose também destacou a “utilização, valorização e consolidação de medidas inclusivas destinadas ao acolhimento, permanência e inclusão dos estudantes; responsabilidade institucional em relação à permanência de estudantes com dificuldades financeiras por meio de concessão de bolsas e facilitações; e infraestruturafísica, técnica e tecnológica de qualidade”.
Outra avaliação positiva, segundo a conselheira, foi sobre o “comprometimento e envolvimento, de Reitoria a professores, em relação à implementação do projeto pedagógico e observância dos dispositivos legais; qualificação e experiência profissional do corpo docente e ampla visão do papel de Instituição em relação à formação de futuros pedagogos;e o clima positivo na relação entre docentes, estudantes, gestores e servidores técnicos e administrativos, que favorece a construção de vínculos”.
GRANDE NOTÍCIA – Para a coordenadora da Pedagogia, Profa. Me. Claudia Degrava, a aprovação do Conselho traz uma alegria muito grande para toda a equipe. “Foi reconhecido o comprometimento e o envolvimento intenso de nossos professores com o curso. O processo avaliativo realmente é orientado por uma perspectiva formativa e inclusiva, que não deixa nenhum estudante para trás, com utilização e valorização muito grande nas ações do acolhimento estudantil”, reforça Claudia.