“O mundo inteiro fala em Poços de Caldas”, destaca diretor da Viridis no Brasil
Poços de Caldas, MG – Klaus Petersen, Diretor da Viridis no Brasil, falou sobre o projeto, considerado bastante agressivo em termos de escopo e cronograma, promete transformar o cenário da mineração e dos minerais raros em Poços de Caldas e, consequentemente, no Brasil.
“É um projeto bem agressivo, então a gente já sabe dos valores baseados em empreendimentos semelhantes. O valor de 1,35 bilhão é o montante que será investido ao longo de 4 anos, principalmente concentrado no último ano”, revelou Petersen. Ele destacou a velocidade com que o projeto está sendo executado, comparando-o a empreendimentos que normalmente demandariam 12 anos para serem concluídos, enquanto agora estão sendo realizados em apenas 4 anos.
O foco do projeto reside na produção de minerais e terras raras, elementos essenciais para a fabricação de peças e equipamentos de alta tecnologia utilizados em diversas indústrias, incluindo eletrônicos e geração de energia renovável. “Vamos produzir, a princípio, o carbonato de terras raras, que é a base da produção. A parte metalúrgica que será desenvolvida visa a verticalização do processo”, explicou Petersen.
O Diretor ressaltou a importância das parcerias com o governo federal e estadual, assim como com laboratórios e instituições de pesquisa ao redor do mundo. Ele enfatizou a necessidade de colocar a tecnologia em escala nos próximos 3 anos, visando garantir que a produção final ocorra em Minas Gerais, evitando a exportação do produto base.
A iniciativa da Viridis no Brasil não apenas trará benefícios econômicos para a região, mas também coloca Poços de Caldas em destaque mundial no setor de mineração e minerais. “O mundo inteiro fala em Poços de Caldas, na parte de mercados. Na área de mineração, Poços de Caldas já aparece como o melhor depósito de terras raras do mundo, sendo o único capaz de competir com os produtos chineses devido ao seu preço competitivo”, concluiu Petersen. Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com