Pedro Bandeira tem “Alice no país da mentira” publicado pela Série Vaga-lume
Poços de Caldas, MG – A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
Nesta semana, o autor da série indicado é Pedro Bandeira, um dos maiores escritores da literatura infantojuvenil do Brasil. O renomado autor de clássicos como Os Karas, A Marca de uma Lágrima, entre outros, já publicou mais de 130 livros e a estimativa é que ele vendeu cerca de 28 milhões de exemplares no Brasil e no mundo até 2022.
Pedro Bandeira de Luna Filho nasceu em Santos, no dia 9 de março de 1942. Mudou-se para a capital em 1961 para estudar Publicidade na Universidade de São Paulo. Em 1960, trabalhou como ator, diretor e cenógrafo, realizando também alguns trabalhos como jornalista e freelancer. Nos anos 70 contribuiu e escreveu para algumas revistas como Última Hora e a Editora Abril.
Em 1972, começou a escrever histórias para crianças para publicação em revistas de banca pelas editoras Abril, Saraiva e Rio Gráfica. Suas obras já foram traduzidas para diversos países. Pedro Bandeira recebeu importantes prêmios literários como o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro e o APCA.
O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas tem um título do autor disponível na Série Vaga-lume: Alice no país da mentira.
Alice no país da mentira
Corrupção, falsidade, delação, mentira de político, meia-verdade… A viagem ao País da Mentira virou pelo avesso a cabeça de Alice. Se antes mentira era mentira e verdade era verdade, agora a situação complicou…
O título está disponível para empréstimo nas bibliotecas Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Guimarães.