vaci

Minas Gerais inicia campanha de vacinação contra a influenza no dia 25

Data da Publicação:

20/03/2024

Belo Horizonte, MG – Com a proximidade do período de baixas temperaturas e aumento da circulação de vírus respiratórios, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância da vacinação contra a influenza (gripe). A campanha será realizada de 25/3 a 31/5, mas vários municípios mineiros darão início à vacinação ainda nesta semana. O dia D de mobilização nacional está previsto para 13/4.

O estado recebeu, em 15/3, 844 mil doses da vacina contra a influenza, que já foram distribuídas às regionais de saúde do estado. De acordo com o Ministério da Saúde, mais doses serão disponibilizadas em remessas ao longo do período de vacinação. A estimativa é de 8,7 milhões de pessoas incluídas nos grupos prioritários para a vacinação no estado.

A imunização tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. A vacina é segura e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado.

A campanha será realizada segundo a população prioritária para a vacinação: pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, além das Forças Armadas, de segurança e salvamento, entre outros.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Josianne Gusmão, a vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

“A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A detecção de anticorpos protetores se dá entre duas e três semanas depois da vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após quatro a seis semanas e a proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso ela deve ser realizada anualmente”, explica.

“A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza. Para os demais grupos, considerando a indisponibilidade de denominadores, serão disponibilizados os dados de doses administradas durante a campanha”, informa.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram aplicadas 7.452.798 doses da vacina contra a influenza em Minas Gerais nos grupos prioritários (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores). A cobertura foi de 68,8% desse público.

Foto: Fábio Marchetto

Leia Também

Foto: PMPC/Divulgação

Professores recebem Cartilhas de Atividades do livro “Constituição em Miúdos”

Poços de Caldas, MG - Professores da rede pública de ensino receberam, na última semana, as Cartilhas de Atividades do livro “Constituição em Miúdos”, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Poços de Caldas. Foram distribuídos 1.800 exemplares que…
Foto: Divulgação

Páscoa e Tiradentes: Confira o que abre e fecha no feriado prolongado

Poços de Caldas, MG - Por conta da Semana Santa e do feriado de Tiradentes, o expediente das repartições públicas será alterado. Na Prefeitura (Centro Administrativo) o expediente vai aé esta quarta-feira (16) e retorna na próxima terça (22), lembrando…
Foto: Divulgação

Capacitação sobre Programa Miguilim reúne profissionais de educação

Poços de Caldas, MG - A capacitação, realizada na manhã desta terça-feira, 15 de abril, no auditório do Centro Administrativo, reuniu cerca de 80 profissionais da educação. O conteúdo foi ministrado pelas equipes das Secretarias de Educação e Saúde. O…
Foto: Divulgação

Prefeitura de Poços reforça a importância da guarda responsável de animais

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reforça o compromisso com o bem-estar animal e a conscientização da população sobre a importância da guarda responsável de cães e gatos.…
Foto: Divulgação

Poços participa da primeira reunião com a equipe do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Poços de Caldas, MG - Na última segunda-feira (14), a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social participou da primeira reunião com o Ministério da Igualdade Racial, dentro do processo de adesão do município ao Sistema Nacional de Promoção da…
Foto: PMPC/Divulgação

Castração gratuita garante saúde e bem-estar dos pets em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - A castração de cães e gatos é um procedimento essencial que traz diversos benefícios à saúde e ao bem-estar dos animais. Além de melhorar a qualidade de vida dos pets, também contribui para o controle…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!