Comerciante compartilha experiência e reflexões sobre a conservação da natureza
Poços de Caldas, MG – Aparecido Damião, proprietário do bar Capiau, compartilhou sua experiência de mais de duas décadas atuando no comércio próximo à represa Bortolan, expressando suas preocupações e esperanças em relação ao estado da natureza e dos recursos hídricos.
“Já vi a represa muito seca e transbordando de água. Meu trabalho depende da represa, estou aqui há praticamente 22 anos. Tenho visto as mudanças a cada ano, tanto no reservatório quanto na natureza em si. Ano passado, principalmente, foi um dos piores anos, com nível baixíssimo da água. Para este ano, esperamos que as coisas melhorem, tivemos um índice de chuva muito bom, agora entramos no outono, com ela diminuindo. Esperamos que DME e prefeitura consigam conservar o nível da represa, claro que em julho, por exemplo, será período de seca, que não pode ser controlado. Mas que não chegue como os índices do ano passado”, relatou ele.
Além das preocupações com o nível da represa, Damião ressaltou a importância da conservação da natureza para garantir um futuro sustentável. “A água é o bem mais precioso que a humanidade tem, sem ela não há vida. Estamos vendo as consequências da destruição incontrolável. O homem precisa se conscientizar da necessidade de conservar. A natureza tem dado respostas a tudo que foi feito contra ela, com chuvas intensas causando destruição e prejuízo. Isso é um alerta para o homem, que precisa cuidar mais do que Deus criou. Se o homem não se conscientizar e conservar, a tendência é que as coisas piorem. Construímos em lugares impróprios, provocamos desmatamentos, tragédias. Não cuidamos das águas das nascentes. Esperamos que o homem ‘crie juízo’ e deixe um planeta melhor para as próximas gerações”, concluiu.