“O Diário de Anne Frank” fecha a indicação das leitoras no Mês da Mulher
Poços de Caldas, MG – Fechando as indicações do Mês da Mulher, dentro do Pluralidade Feminina, a leitora da Biblioteca Manuel Francisco Costa Guimarães, Rafaela Ferreira Domingues, de 18 anos, indica o Diário de Anne Frank como sugestão de leitura para o feriado prolongado. Além disso, ela também sugere a saga do bruxinho mais famoso do mundo, Harry Potter.
“Anne Frank e J.k. Rowling são, sem dúvida, minhas [escritoras] favoritas no momento. O Diário de Anne Frank e Harry Potter são livros que eu super indico”, diz Rafaela. O Diário de Anne Frank é um relato íntimo e emocionante que nos leva para os horrores da Segunda Guerra Mundial através dos olhos de uma jovem corajosa. Anne Frank, uma adolescente judia, começa a registrar em um diário a sua vida enquanto se esconde com sua família em um lugar secreto durante a ocupação nazista na Holanda.
No diário, Anne compartilha seus pensamentos mais profundos, esperanças e medos enquanto luta para manter sua humanidade em meio à crueldade e incerteza do mundo exterior. Ela e sua família enfrentam a fome, o tédio e a terrível realidade de dias com constantes ameaças para a sobrevivência. Sua narrativa cativante oferece uma perspectiva sobre os horrores do Holocausto, mas também nos inspira com sua resiliência para tempos de adversidade.
Já a segunda indicação de Rafaela é a saga Harry Potter, de J. K. Rowling. Harry é um garoto cujos pais, feiticeiros, foram assassinados por um poderosíssimo bruxo quando ele ainda era um bebê. O menino foi levado, então, para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural. Pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo.
No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele é conduzido a um mundo mágico, onde descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais. O menino, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. A história, que se passa principalmente na escola de magia Hogwarts, recheada de fantasmas, paredes que falam, caldeirões, sapos, dragões e gigantes, não é, entretanto, apenas um passatempo. Da sua história de absoluto sucesso editorial derivam sete livros e oito filmes, além de diversos produtos licenciados, criando uma das maiores legiões de fãs do século XXI.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
Tanto o Diário de Anne Frank quanto os livros de Harry Potter estão disponíveis para empréstimo em todas as bibliotecas públicas da cidade.