Centro Dia da zona leste garante atendimento a idosos de todas as regiões
Poços de Caldas, MG – Esta quinta-feira, 4 de abril, é um marco das políticas públicas para os idosos em Poços de Caldas. A inauguração do Centro Dia da região leste conclui a presença do equipamento, fundamental no processo de envelhecimento ativo e saudável, em todas as regiões da cidade.
Com o Edital de Chamamento Público 4/2023, o município passou a contar com quatro Centros Dia, nas regiões sul, central, oeste e a quarta unidade, na zona leste, inaugurada nesta quinta-feira, totalizando 240 vagas ofertadas, em parceria com as Organizações da Sociedade Civil vencedoras do edital: Associação de Promoção Humana e Ação Social (APHAS) e Associação Metodista de Ação Social (AMAS).
O Centro Dia da zona leste está localizado na Rua Laguna, 877 – Jardim dos Estados. Na solenidade de inauguração, o prefeito Sérgio Azevedo destacou que o novo espaço representa a concretização do compromisso da administração municipal com o bem-estar, a inclusão e a valorização dos nossos idosos. “No início na nossa gestão, eram 20 idosos atendidos no Centro Dia e agora já são mais de 200, em todas as regiões da cidade. Além disso, vamos implantar também o Centro de Referência do Idoso, na zona sul, com investimentos do Fundo Municipal do Idoso”, afirmou.
Também participaram da solenidade de inauguração o vice-prefeito Júlio César de Freitas; o presidente da Associação Metodista de Ação Social (AMAS), Roberto Tramonte; a coordenadora geral dos Centros Dia, Vileide Camargos; além de secretários municipais, vereadores, servidores, profissionais das OSCs responsáveis pelo serviço e comunidade atendida.
O equipamento
Os Centros Dia são voltados para o atendimento dos idosos que fazem parte do público da assistência social, em situação de vulnerabilidade social ou econômica. “A inauguração reforça nosso compromisso com a expansão do serviço. Mais que atividades, o Centro Dia oferece uma oportunidade de fortalecimento, aprendizado e convivência para os idosos, ao mesmo tempo em que apoiamos e auxiliamos as famílias nesse processo, promovendo a integração”, ressaltou a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho. Ela também agradeceu a todos os envolvidos no projeto, desde os profissionais responsáveis pelo cuidado com os idosos até a comunidade que apoia e contribui para tornar este sonho uma realidade. O Centro Dia é um espaço que oferece diversas atividades que contribuem no processo de envelhecimento ativo e saudável. O atendimento é gratuito e tanto os idosos como os familiares se beneficiam do serviço. O serviço integra a Proteção Social Especial de Média Complexidade, sendo classificado como Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas Idosas na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. O equipamento tem como finalidade promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes, contando com equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que requeiram cuidados permanentes ou temporários. A ação da equipe deve sempre ser pautada no reconhecimento do potencial da família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução da sobrecarga do cuidador, decorrente da prestação de cuidados diários prolongados.