“Mulheres que correm com os lobos” abre as indicações de leitura de abril
Poços de Caldas,MG – Para a escritora Clarissa Pinkola Estés, a essência da mulher é composta por força, resiliência e natureza selvagem. Essa é a temática abordada pela autora no seu livro Mulheres que correm com os lobos, publicado em 1992, indicação de leitura das bibliotecas públicas desta semana. Na obra, a psicanalista explora mitos e contos para oferecer uma compreensão profunda da psique feminina e promover a cura emocional.
A autora utiliza contos antigos de diversas culturas para explorar a natureza selvagem da mulher, que muitas vezes é reprimida pela sociedade. Ela argumenta que as mulheres têm uma essência instintiva, poderosa e criativa, simbolizada pelo lobo, e que ao reconectar-se com essa natureza interior, elas podem encontrar a liberdade, a força e a criatividade que necessitam para viver uma vida plena e ser exatamente como é em toda a sua autenticidade.
Ao longo das páginas, Clarissa oferece pensamentos e conselhos práticos para ajudar as mulheres a honrarem suas emoções e navegarem pelas complexidades da vida com sua força e alcançarem o autoconhecimento.
Clarissa nasceu nos Estados Unidos, em 1945, em uma pequena vila em Indiana. Filha de nativa indígena e de um mexicano, ela cresceu convivendo com imigrantes e teve acesso a muitas histórias, lendas e mitos de outros povos, contados e recontados por parentes e pelos pais adotivos.
É formada em psicologia e psicoterapia pela Colorado Heights University em 1976. Obteve seu doutorado em psicologia étnico-clínica em 1981, com foco na história indígena e de padrões psicológicos e sociais de grupos e culturas tribais. Em 1984, fez pós-doutorado pela The Inter-Regional Society of Jungian Analysts, em Zurique, na Suíça.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura. O livro Mulheres que correm com lobos está disponível para empréstimo em três bibliotecas de acesso público do Sistema Municipal.