Obras das calçadas na rua Assis Figueiredo avançam para o segundo quarteirão
Poços de Caldas, MG – A Prefeitura de Poços de Caldas, em colaboração com as secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e de Projetos e Obras Públicas, continua as obras das calçadas, avançando para o segundo quarteirão da Rua Assis Figueiredo a partir desta segunda-feira, dia 8. Este projeto integra uma ampla estratégia de melhoria da acessibilidade e segurança para pedestres.
O plano de ação vai concluir mais de 8 mil metros quadrados de passeios públicos em vias cruciais do centro, englobando, além da Rua Assis Figueiredo, as Ruas Junqueiras, Praça Pedro Sanches e Avenida Francisco Salles.
A escolha do granito flameado para as novas calçadas destaca-se pela durabilidade e beleza, assegurando um trajeto seguro e visualmente agradável. O uso de pavers adiciona um charme rústico, contribuindo para a estética diversificada do ambiente urbano.
O projeto abraça também uma nova proposta de paisagismo, com a introdução de canteiros floridos e o plantio de espécies arbóreas, como o Ipê-amarelo, Resedá e Cerejeira, selecionadas pela Divisão de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos. A iniciativa visa não apenas embelezar as vias mas também promover a permeabilidade do solo e a sustentabilidade ambiental, elementos fundamentais para a qualidade de vida urbana.
José Benedito Damião, secretário de Obras, ressalta os benefícios tangíveis já observados com a implementação do projeto: “A transformação das calçadas em Poços de Caldas simboliza um avanço significativo na segurança e acessibilidade, reiterando o nosso empenho em prover infraestruturas de excelência para a comunidade.”
Alinhado com as diretrizes nacionais de acessibilidade, o projeto atende às exigências da Lei n. 10.098 de 2000 e da ABNT NBR 9050:2020, garantindo que as intervenções urbanas respeitem o patrimônio histórico da cidade, em consonância com as orientações do CONPEDE e do CONDEPHACT-PC.
Com a continuação das obras no segundo quarteirão da Rua Assis Figueiredo, os comerciantes locais foram previamente informados para que pudessem se organizar e minimizar qualquer impacto durante este período.