Cristina Porto é a autora da Série Vaga-lume indicada nesta semana
Poços de Caldas, MG – A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
Nesta semana, a autora indicada é Cristina Porto. Maria Cristina Martins Porto nasceu em Tietê/SP. Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, foi professora especializada em alfabetização na Escola Municipal Joaninha Grassi Fagundes, nome da histórica diretora do Jardim de Infância da Escola Normal de São Paulo.
Trabalhou também na Editora Abril, no departamento de publicações infantojuvenis, onde trabalhou para as revistas Recreio, Alegria e Corujoca, como colaboradora e editora, a partir de 1980, como escritora, estreando com o livro “Se, será, Serafina?”, editado pela Ática.
Entre 1981 e 1983, participou como coordenadora geral do projeto “Taba: histórias e músicas brasileiras”, depois disso, passou a dedicar-se exclusivamente à literatura. Hoje, tem mais de 50 títulos publicados, tendo recebido premiações e homenagens.
O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas tem dois títulos da autora à disposição para empréstimo nas unidades de acesso público:
Joana Banana
Joana mal chegou à sua nova cidade e aquele coro de vozes provocando: JOANA BANANA, JOANA BANANA. E o pior é que os meninos a provocaram muito mais que isso. Se eles soubessem com quem estavam lidando…
Disponível nas unidades: Centenário (prédio da Urca) e Júlio Bonazzi (próximo à Fonte do Monjolinho)
Catarina Malagueta
Catarina adora música e quando está tocando sua rabeca tudo vai muito bem. Só que… cuidado: não é à toa que ela ganhou o apelido de Malagueta. Quando pisam no seu pé, Catarina fica ardida como o quê!
Disponível nas unidades: Centenário (prédio da Urca), Júlio Bonazzi (próximo à Fonte do Monjolinho) e Manuel Guimarães (Conjunto Habitacional).
Confira os endereços e horários de funcionamento:
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Telefone: 3697-2198 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 7h às 15h
Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos
Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.