Construção da Alameda Poços recebe implantação de nova rede de esgoto
Poços de Caldas, MG – A Prefeitura de Poços de Caldas, através do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), deu início à obra de substituição da rede de esgoto na região da nova área da Alameda Poços. A obra envolve a substituição de aproximadamente 329 metros de rede coletora de esgoto, utilizando Tubo PVC/Esgoto DN 150.
A renovação da rede de esgoto não apenas melhora o sistema de esgotamento sanitário do local, mas também facilita as futuras manutenções. A antiga rede será completamente desativada ao final das obras, permitindo que a nova estrutura atenda eficientemente toda a demanda de resíduos da região do Palace e da Alameda Poços.
Para o diretor do DMAE, Paulo César Silva, é uma obra fundamental que reflete a melhora contínua da infraestrutura urbana em Poços de Caldas. “A rede antiga de tubo cerâmico, que há anos está desatualizada e corre ao longo das margens do Ribeirão da Serra, está sendo substituída por uma moderna infraestrutura em Tubo PVC/Esgoto DN 150. Esta mudança não apenas eleva o padrão de esgotamento sanitário da área, mas também facilita as manutenções futuras. Estamos comprometidos em garantir uma solução de longa durabilidade para a cidade, prevendo uma rede que possa servir de maneira eficaz às gerações futuras. Este projeto é um passo importante para preservar a qualidade ambiental e a saúde pública de nossa comunidade.”
O projeto Alameda Poços é um novo espaço que promete conta com construções modernas em alvenaria. O espaço inclui seis módulos e duas lanchonetes, cada uma com 45 m², totalizando 90 m² de área construída. As áreas externas são equipadas com mesas e cadeiras, oferecendo um ambiente agradável e acolhedor para visitantes e moradores.
Além disso, o projeto arquitetônico foi cuidadosamente planejado para integrar paisagismo que respeita e preserva a natureza local, mantendo as características do parque e recebe um novo sistema de iluminação. A iniciativa recebeu aprovação do Condephact, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços e garante as autorizações necessárias de vários órgãos competentes, incluindo o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), e a Secretaria de Meio Ambiente.
Para José Benedito Damião, secretário de Obras, a obra entra na etapa de finalização. “Estamos na final de um dos projetos mais significativos para a revitalização urbana de Poços de Caldas e estamos dedicados a concluir esta obra o mais rápido possível. Nosso time está empenhado em garantir que a população possa em breve desfrutar do novo espaço de convivência, Alameda Poços.”