vaga_1

Bibliotecas Públicas indicam a Série Vaga-lume com Raul Drewnick

Data da Publicação:

01/05/2024

Poços de Caldas, MG – A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o Dono da Porquinha Preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
O escritor indicado desta semana é Raul Drewnick. Jornalista, trabalhou mais de 30 anos no jornal Estado de São Paulo e na antiga revista Visão. Escrevia crônicas para o Caderno 2 e para o caderno Cidades do Estadão, além da Vejinha/São Paulo, Jornal da Tarde e o antigo Diário Popular. Escreveu os livros de crônicas “Antes de Madonna” (Editora Olho d’Água) e “Pais, filhos e outros bichos” (Lazuli/Companhia Editora Nacional), além de ter feito parte de coletâneas e antologias. Possui um livro de contos e duas dezenas de novelas juvenis, muitas das quais publicadas pela Série Vaga-lume.
Na adolescência, Raul Drewnick apaixonou-se pela crônica. Admirava o gênero porque retratava gente anônima das ruas – jornaleiros, engraxates, sapateiros – dando-lhes status de heróis. Foi correspondido no seu amor: pelas mãos da crônica, passou a frequentar as páginas de jornais e revistas de São Paulo e de outras partes do Brasil. E manteve-se fiel. Até hoje vê o mundo com olhos de cronista.
Raul nasceu em São Paulo em 1938 e já na infância morria de vontade de inventar histórias empolgantes como aquelas de Monteiro Lobato, que ele lia com tanto prazer. Fanático por futebol, pensou ainda em ser jogador profissional, mas acabou mesmo sendo um grande escritor.
O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas tem oito títulos do autor à disposição para empréstimo Um inimigo a cada esquina; A hora da decisão; Correndo contra o destino; A grande virada; A noite dos quarto furacões; O preço da coragem; Ricardinho, o grande; e Vencer ou vencer, em três unidades de acesso público: Centenário; Julio Bonazzi e Manuel Guimarães.

Leia Também

Foto: Divulgação

Raphael Du Valle encerra turnê pela Espanha e prepara lançamento de novo disco no Brasil

Poços de Caldas, MG - Foram nove shows, mais de 15 dias entre estúdios e palcos, um disco gravado, muito groove, improvisações, trocas e muitas emoções. A primeira turnê internacional do baixista Raphael Du Valle passou pela Andaluzia e pela…
Foto: Divulgação

Nany People lança nova biografia: ‘Ser Mulher Não É Para Qualquer Um – A Saga Continua’

Poços de Caldas, MG - Em 2015, ao completar 50 anos, Nany People lançou a biografia “Ser Mulher Não É Para Qualquer Um”, que trazia histórias emocionantes sobre a sua trajetória de vida. Agora, em 2025, comemorando em grande estilo…
Foto: Divulgação

Poços será a primeira cidade brasileira a ser retratada em obra literária que aborda poesia, patrimônio e língua portuguesa

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas é o mais novo destino da encantadora coleção “Mapa da Poesia”, série de livros ilustrados voltada ao público infantojuvenil, criada pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara. A obra será…
Foto: Divulgação

Ternos de Congos e Caiapós de Poços representam a essência da cultura mineira no maior evento de turismo da América Latina

Poços de Caldas, MG - Na última terça-feira, 15 de abril, os vibrantes tambores de Minas ressoaram mais uma vez na WTM Latin America, o maior evento do segmento turístico da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.…
Foto: Divulgação

“Dom Quixote das Crianças” é a indicação de leitura desta semana

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data celebra a obra do escritor Monteiro Lobato, nascido a 18 de abril de 1882, em Taubaté/SP. Dando sequência às sugestões…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas recebe Marília Rossi para lançamento do livro “Fresta”

Poços de Caldas, MG - Em Poços de Caldas, um reencontro entre poemas e amigos. A escritora Marília Rossi retorna à cidade natal para o lançamento de seu primeiro livro de poesias, Fresta, publicado pela Editora Urutau, em 2023. A…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!