GRUPO DOS CINCO – Poemas e Poesias

Data da Publicação:

04/05/2024

Hugo PONTES
Professor, poeta e jornalista

Poucos estudos e registros temos sobre um movimento de poesia acontecido no ano de 1978.
Em fevereiro daquele ano o Jornal Brand News, editado por Odair Camillo, abriu as suas páginas para que Hugo Pontes, José Asdrúbal Amaral, José Magela, Omar Pereira e Teresa Valques publicassem seus poemas e experimentos literários.
Por consenso, o grupo foi denominado Grupo dos 5 – Poesia de Vanguarda. A partir das primeiras reuniões, criamos a página e o primeiro a publicar foi o professor, poeta e especialista em eletrônica e computação Omar Pereira na edição número 1 em que constaram cinco poemas; e do estudante no curso de eletrônica Geraldo Magela. O número 2 teve a participação do poeta, advogado e professor José Asdrúbal Amaral; o número 3 teve o registro de poemas de Hugo Pontes, professor, poeta e jornalista; Teresa Valques – poeta e professora – publicou seus trabalhos no número 4; o número 5 registra poemas de José Asdrúbal Amaral; o número 6 traz poesias dos componentes do grupo e do poeta, professor e advogado Antonio Luiz Fontella. A edição 7 traz a biografia de Asdrúbal Amaral. Esse número 7 encerrou o breve movimento que incentivou outros experimentos e despertou em jovens iniciantes poetas o desenvolvimento da poesia em Poços de Caldas.
O Grupo dos Cinco empenhou-se em difundir a poesia e os experimentos poéticos na década de 1970 e deixou a sua marca naquele curto período.
Publicações em livros:
Omar Pereira participou da antologia Saciedade dos Poetas Vivos, da Editora Blocos, do Rio de Janeiro.
José Asdrúbal do Amaral teve poema publicado na Antologia Saciedade dos Poetas Vivos, Editora Blocos, Rio de Janeiro; O Algarve é Branco, Edição do autor.
Hugo Pontes publicou Defesa de Tese – Poemas sem Fronteiras, Plurart’s Editora, Belo Horizonte; Poemas Visuais e Poesias, Editora Annablume, São Paulo, SP.
Tereza Maria Valques lançou A Filosofia Machadiana, Edição da autora; Entre o Sonho e a Vigília (ed. Póstuma org. de Aline de Carvalho em 1996).
Geraldo Magela não deixou livro publicado.
Antonio Luiz Fontela publicou, entre outros, os seguintes livros: Pedalando, Sulminas; Memórias de um Descasado, Edicon, São Paulo.
Outros trabalhos dos componentes desse grupo foram publicados em jornais, revistas e suplementos literários pelo Brasil e no exterior, marcando a participação do Grupo dos Cinco na literatura mineira e brasileira.

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!