CRÔNICA PARA CLAZINHA

Data da Publicação:

11/05/2024

Hugo PONTES
Professor, poeta e jornalista

Um poeta, um cronista sempre estão nas nuvens buscando motivação para escrever um texto, por menor que seja. Hábito, vício ou necessidade de colocar suas ideias no papel. Várias são as razões.
Imagine, você leitor, andando pelas ruas, e encontrar na beirada da calçada um charmoso bilhete escrito em um papel amarelado, timbrado com a marca BRADESCO, contendo os seguintes dizeres:
“Clazinha –
Meu amorzinho. Que saudade de você Clá, ainda tô criando coragem prá dançar lambada, mas dá tanta vontade, quero ver você dançar até morrer. Meu amor estou mandando esta lembrancinha só para você não esquecer a mamãe. Não esqueço de você um minuto. Te amo demais, estou esperando a sua cartinha.
Lá na lambada eu vi um moço e uma moça do grupo K.oma. Dançam demais!!!
Um beijo bem carinhoso e um abraço apertado. Mamãe” 30.11.90 (MC)
Recolhi o papel que, certamente, estava sendo levado pelo vento, pelas ruas e ao acaso…
Meu primeiro impulso foi devolver para o lugar onde estava, mas algo falou mais alto e senti que esse bilhete, escrito há 33 anos, por certo tem as mãos de alguém que hoje deve ter mais de 50 anos e a Clazinha perto dos 30.
Por certo, ambas devem ter lembrança desse precioso documento e ainda têm boas recordações dos anos de 1990, auge da lambada. Por certo levam a vida com muito amor e amizade de mãe, filha e mães.

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!