Passeata alerta para combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes
Poços de Caldas, MG – A Banda Marcial da Escola Municipal Irmão José Gregório deu o tom da passeata que marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Realizada na tarde da última sexta-feira (17), a passeata saiu do Coreto da Praça Pedro Sanches e percorreu as ruas da região central para chamar a atenção da sociedade para o tema, dentro do Maio Laranja.
A campanha Maio Laranja tem como pilares a conscientização, a prevenção, a orientação, o combate à violência sexual e, especialmente, colocar o fenômeno na pauta do dia, tirando o problema da invisibilidade. O objetivo é conscientizar a comunidade e evitar que crianças e adolescentes sejam vítimas de violência sexual.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ana Maria Lobo, aponta que os dois Conselhos Tutelares do município já registraram em 2024, 20 casos de abuso sexual e três ocorrências de exploração sexual contra crianças e adolescentes. “Infelizmente, é uma realidade no nosso país e nosso município, por isso este tema não pode ser um tabu. Precisamos falar sobre ele dentro das nossas residências. E mais triste e lamentável é dizer que 68% dos casos acontecem dentro das famílias”, destaca a presidente do CMDCA.
A secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho, informa que a campanha é um alerta para que todos saibam que casos de exploração e abuso sexual contra crianças e adolescentes existem e precisam ser denunciados. A campanha visa também divulgar os canais de denúncia bem como os serviços que são ofertados no município para este tipo de atendimento.
A violência sexual pode ocorrer tanto por meio do abuso sexual dentro e fora da família como da exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, se tornam mercadorias e assim são utilizadas nas modalidades de exploração sexual como: tráfico, pornografia, contexto da prostituição e exploração sexual no turismo.
A data
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é 18 de maio porque nessa data, no ano de 1973, na cidade de Vitória/ES, a criança Araceli Cabrera, de apenas 8 anos, foi encontrada morta com sinais de violência física e sexual. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo em uma movimentada rua da capital do Espírito Santo, os criminosos ficaram impunes. Este acontecimento chocou o país e despertou diversas discussões sobre como proteger as crianças das situações de abuso sexual.
CONSELHO TUTELAR
Telefone: 3697-2185 e 3712-0726
DISQUE 100
(ligação gratuita)
Denúncias anônimas podem ser feitas também pelo DISQUE 100, que funciona 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.
DISQUE 190
Em caso de emergência, acione a Polícia Militar imediatamente pelo telefone 190!