1831554d3ec8e3f12fed4e711db761eb.jpeg

7 em cada 10 empresários do comércio varejista mineiro esperam vendas melhores ou iguais para o dia dos namorados

Data da Publicação:

10/06/2024

O Dia dos Namorados é uma importante data para o comércio varejista, sendo o último período comemorativo do primeiro semestre. O teor afetivo da comemoração é um dos principais motivos para as compras no período e, neste ano, isso não será diferente. A Pesquisa de Expectativa de Vendas para o Dia dos Namorados, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG, mostra que 62,1% das empresas do comércio varejista de Minas Gerais deverão ser impactadas pela data. Em todas as regiões do estado, pelo menos 50,0% das empresas do comércio varejista deverão ser impactadas pela data. O maior destaque se encontra na região do Alto Paranaíba (72,5%), Centro-Oeste (68,3%), Noroeste (67,5%), Central (67,4%) e Norte (65,0%).

Entre as empresas que deverão ser impactadas pela data, 45,5% têm expectativa de vendas melhores que as do ano passado. Entre os motivos apontados pelos empresários para esta expectativa positiva está o otimismo/esperança (45,0%), o aquecimento do comércio (29,7%) e o valor afetivo da data (18,0%). Apesar do cenário otimista, 27,9% dos empresários esperam que as vendas sejam piores que as do ano passado, sendo justificada principalmente pelo comércio estagnado (44,1%), a crise econômica (23,5%) e o consumidor mais cauteloso (20,6%).

Na avaliação da economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, o cenário é favorável para o empresariado mineiro. “Apesar das dificuldades enfrentadas, tais como o alto nível de endividamento do consumidor, o Dia dos Namorados representa uma grande oportunidade para alavancar as vendas do primeiro semestre do ano. O valor afetivo da data é um fator primordial para as vendas, isso porque a compra do “mimo” para a companheira ou companheiro continuará, independente da situação financeira do consumidor”, explica Martins.

Desta forma, para se aproximar dos seus clientes e, consequentemente melhorar suas vendas, os empresários do comércio varejista podem adotar diversas medidas. Entre elas, as que mais se destacam são as divulgações (67,1%), as promoções e liquidações (30,6%) e os sorteios e brindes (7,5%). Para os empresários que irão realizar divulgações para a data, o Instagram deverá ser o principal meio (67,9%), seguido do WhatsApp (49,2%) e do Facebook (31,0%). Alguns empresários realizam também vendas on-line (66,3%), sendo o WhatsApp (60,7%) o canal mais utilizado, seguido do Instagram (27,4%) e de plataformas de E-commerce (6,0%).

Para 61,1% dos empresários o consumidor irá realizar suas compras na semana da data. Para 22,6% dos comerciantes dos consumidores deverão dispor de um ticket médio de R$ 100,01 a R$ 200,00, sendo que o cartão de crédito parcelado deverá ser a forma de pagamento que mais deve sobressair no período.

De acordo com Gabriela, esta expectativa de gastos, acrescida as despesas já existentes e ao fato do consumidor estar endividado torna necessário que os empresários reforcem ainda mais suas estratégias de vendas. “Para ir ao encontro do consumidor mais cauteloso, as promoções, a diversidade do mix de produtos e o atendimento diferenciado são fundamentais”, completa Martins.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Fonte: SINDIJORI MG

Leia Também

Banco investe 60 milhões em Diamantina

Banco investe 60 milhões em Diamantina 

O Banco do Nordeste vai terminar o ano de 2024 com aproximadamente R$ 60 milhões aplicados em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Além do volume de recursos injetados na economia…
30% da população mora de aluguel em Uberlândia

30% da população mora de aluguel

Mais de 211 mil pessoas moram de aluguel em Uberlândia, o que equivale a quase 30% da população total da cidade, que é de 711.661 habitantes. Segundo informações do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o…
Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025

Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025 

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Be8 implanta fábrica em Uberaba Com equipamentos já adquiridos, a empresa Be8 prevê início das obras para a implantação da fábrica de biodiesel em Uberaba no…
Aeroporto Regional ganha acesso

Aeroporto ganha acesso 

A Prefeitura de Santana do Paraíso e a Vale entregaram o as obras do viaduto de acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço, no Distrito Industrial. Com a liberação do viaduto, a passagem em nível atualmente utilizada será desativada,…
18,7 mil capacitadas no Triângulo

Formação Profissional

Balanço do Sistema Faemg Senar aponta que 18.737 pessoas foram capacitadas, na região do Triângulo Mineiro, em 1.860 cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social, realizados neste ano. Os números integram o balanço do escritório regional de Uberaba de…
Municípios mineiros recebem royalties

Municípios recebem royalties 

A Agência Nacional de Mineração (ANM) distribuiu royalties de mineração da Compensação Financeira pela Exploração Mineral para municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), sendo Santana do Paraíso quem recebeu o maior valor da região. Outros municípios da…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!