Alunos do PJ votam propostas sobre Melhorias no Ensino Escolar
Poços de Caldas, MG – Nesta semana, a Câmara de Poços, através da Escola do Legislativo, realizou a Plenária Municipal do Parlamento Jovem. As nove propostas aprovadas pelos estudantes sobre o tema Melhorias no Ensino Escolar seguem para os vereadores, que farão os encaminhamentos necessários. Elas serão enviadas, também, para a etapa Microrregional, na cidade de Botelhos.
Entre outras propostas, foram priorizadas pelos alunos: fiscalizar a manutenção dos ambientes escolares, no que refere à acessibilidade para alunos com deficiência, promovendo a instalação de rampas, banheiros e salas adaptada; garantia da merenda escolar em todas as etapas da educação básica para alunos e funcionários; implementação de grêmios estudantis, com representantes eleitos a cada ano letivo, tendo eles a responsabilidade de introduzir informações a respeito da instituição de ensino, através de palestras e rodas de conversas, aumentando a representatividade e o interesse quanto à política escolar.
Com a finalização da etapa municipal, os estudantes se preparam para as demais fases do projeto. Além da Microrregional, eles participam das Plenárias Regional e Estadual. Esta última acontece no segundo semestre, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A professora Adaez Aparecida Ferreira de Oliveira, da Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, acompanha pelo segundo ano os alunos da instituição no projeto Parlamento Jovem. “Esse ano, o Parlamento Jovem trouxe como tema Melhorias no Ensino Escolar e foi muito gratificante ver os alunos debatendo após a realização dos diagnósticos locais com responsabilidade e empatia, considerando diferentes contextos educacionais. Afinal, cidadania participativa vai além dos direitos e deveres dos cidadãos, ela também envolve ver o outro em sua singularidade e auxiliá-lo em suas necessidades e a educação é um importante pilar para construir a cidadania que almejamos”, afirmou.
Laysla Cristine Souza Stauffer, do Colégio CEPOC, participa pela primeira vez do PJ. Ela falou sobre como está sendo essa experiência. “Está sendo muito incrível para mim. Eu já tinha participado de atividades parecidas na cidade onde morava, mas o PJ é algo maior, tem sido muito interessante para meu crescimento, estou rodeada de pessoas que têm visão política parecida com a minha, jovens que querem discutir política com uma visão de futuro”, ressaltou.
A estudante comentou sobre a realização da Plenária Municipal. “Achei tocante e enriquecedora. Primeiro porque foi a finalização do projeto em âmbito municipal, quando decidimos as propostas, então me senti em uma posição incrível de poder votar, dar minha opinião, do que eu desejo para o futuro dos jovens. A educação é algo que precisa ser valorizada. Se você cuida da educação de um país, todas as outras áreas serão beneficiadas”, declarou. Além de professores e estudantes, a Plenária do PJ contou com a presença do presidente da Casa, vereador Douglas Dofu (União, da coordenadora do Centro de Referência do Professor, professora Flávia Camargo, e da diretora educacional da Superintendência Regional de Ensino, professora Ana Paula Rios dos Santos.
Os estudantes participam da Plenária Microrregional no dia 05 de julho. Estarão presentes, além de Botelhos e Poços de Caldas, as cidades de Albertina e Bandeira do Sul. Na oportunidade, eles vão analisar as propostas de todos os municípios e priorizá-las para a fase regional.
Escolas
Participam do PJ em 2024: Colégio Sete de Setembro, Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo, IFSULDEMINAS, Escola Estadual Professora Cleusa Lovato Caliari, Colégio Jesus Maria José, Colégio Nini Mourão, Escola Estadual Dr. João Eugênio de Almeida, Escola Estadual David Campista, Colégio CEPOC, Escola Profissional Dom Bosco e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Padrão).
Polo
O Polo Sudoeste é formado pelos municípios de Poços de Caldas, Guaxupé, Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Cássia, Carmo do Rio Claro, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pratápolis, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, Monte Belo e Jacuí.
Cidadania
O Parlamento Jovem é um dos projetos institucionais promovidos pela Câmara de Poços. Ele é realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), PUC Minas e Câmaras Municipais, visando à formação política e cidadã dos jovens. Além de despertar o interesse pelo exercício da democracia, possibilita o conhecimento do processo legislativo.