INB lança edital para venda de Torta II de Hidróxido de Urânio, Tório e Terras Raras
Poços de Caldas, MG – A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) anunciou, no dia 13 de junho, o lançamento do edital de Oferta Pública de Torta II, composto por Hidróxido de Urânio, Tório e Terras Raras. A iniciativa visa comercializar as 15.424 toneladas de material armazenadas nas unidades de Descomissionamento de Caldas, em Minas Gerais, São Paulo e Botuxim, ambas no estado paulista.
Os interessados têm até 90 dias para apresentar suas propostas à INB, conforme estipulado no edital. A empresa vencedora será aquela que oferecer o maior lance financeiro.
A Torta II é um subproduto do processamento químico de monazita realizado na Usina Santo Amaro – USAM entre as décadas de 1950 e 1990. Classificado como degradação de baixo nível de radioatividade, o material requer armazenamento em conformidade com rigorosas normas de segurança.
A monazita, principal fonte de extração das terras raras contidas na Torta II, é fundamental para a produção de diversos produtos, incluindo cerâmicas, componentes eletrônicos, supercondutores, imãs permanentes e ligas metálicas especiais.