Alunos do Clube de Judô prestam última homenagem ao mestre Matsuo
Poços de Caldas, MG – Poços de Caldas amanheceu nesta segunda-feira de luto. Morreu, aos 82 anos, o sensei Mitsuisha Matsuo. Ele foi internado recentemente para cuidar de um problema de saúde, havia apresentado uma melhora, mas no fim da noite de domingo acabou falecendo. Matsuo nasceu no dia 2 de fevereiro de 1942 e era natural de Tóquio, Japão. Mudou-se para o Brasil na década de 1960 para trabalhar com agronomia, mas foi no judô que ele se profissionalizou e, desde então, vivia de ensinar os princípios e fundamentos do “caminho suave” aos seus alunos, destacando-se no país como um dos mais renomados professores de judô.
Líder do Clube de Judô Poços de Caldas, Matsuo foi responsável pela formação de gerações de judocas em Poços de Caldas e toda região. Seu nome era um dos mais respeitados no judô mundial.
E foram estes alunos que fizeram uma linda homenagem em despedida ao mestre. Vestidos com os kimonos, eles estiveram o tempo todo ao lado do caixão. Emocionados, saudaram o sensei pela última vez.
Repercussão
A morte do sensei Matsuo causou grande comissão Nas redes sociais, Anderson Carvalho, coordenador do Clube de Judo Poços de Caldas, destacou: “Sensei Matsuo dedicou sua vida ao ensino do judô, com maestria e dedicação, inspirando inúmeras gerações de alunos com sua sabedoria e disciplina. Sua paixão pelo ensino e seu compromisso com o desenvolvimento pessoal e físico de seus alunos deixaram uma marca indelével em nossa comunidade”.
Para o Mestre Paulão Rezende a cidade perdeu uma das pessoas mais importantes da arte marcial. “Matsuo certamente fará muita falta para seus alunos”.
O vice-prefeito Júlio César de Freitas destacou que o sensei Matsuo é uma daquelas pessoas insubstituíveis. “Uma lenda do esporte, um homem que amava o judô e seus alunos e por eles direcionava sua própria vida”.
Fábio Dechichi lembrou o tempo que começou no judô ainda criança. “Era menino quando comecei a treinar o sensei Matsuo. Depois o tempo passou, a gente se afastou um pouco, mas os ensinamentos que tive com ele levo até hoje em minha vida”, disse Dechichi.
Outro que usou as redes sociais para agradecer o sensei Matsuo foi Ronaldo Rezende. Ele postou foto ao lado do mestre ainda muito novo. Num texto emocionado, Ronaldo, que hoje é um dos principais senseis da cidade, destacou os ensinamentos de Matsuo. Em um trecho, Ronaldo escreveu: “Sensei Matsuo, o senhor será eternamente lembrado não apenas por suas habilidades incomparáveis, mas pelo impacto profundo que teve em nossas vidas. Sua presença física pode ter partido, mas seu espírito e suas lições continuarão a nos guiar e inspirar. Com gratidão eterna, me despeço do senhor, meu mestre, meu mentor, meu pai de coração. Que sua jornada seja de paz e que encontre a serenidade que merece. O dojo nunca será o mesmo sem o senhor, mas seu legado permanecerá vivo em cada um de nós. Com gratidão eterna, me despeço do senhor, meu mestre, meu mentor, meu pai de coração. Que sua jornada seja de paz e que encontre a serenidade que merece. O dojo nunca será o mesmo sem o senhor, mas seu legado permanecerá vivo em cada um de nós. Com gratidão eterna, me despeço do senhor, meu mestre, meu mentor, meu pai de coração. Que sua jornada seja de paz e que encontre a serenidade que merece. O dojo nunca será o mesmo sem o senhor, mas seu legado permanecerá vivo em cada um de nós”.
Cuidado
Sensei Matsuo tinha um cuidado muito especial com o Clube de Judô. O local era a segunda casa do mestre do judô que veio do Japão e fez de Poços de Caldas sua terra do coração. Tinha verdadeira paixão pela cidade e, principalmente pelo Clube de Judô localizado no Vilas Unidas.
Era ali que ele ministrava suas aulas, seus ensinamentos. Muitas vezes era ali que dormia a espera dos alunos do dia seguinte. Às vezes era duro com os alunos, mas também carinhoso com todos. Em datas especiais, como Dias das Crianças, Natal e Páscoa, por exemplo, distribuía doces e presentes para todos. Eram dias em que a felicidade era evidente no rosto do sensei.
Agora a vida segue. O Clube de Judô vai passar por uma reforma e logo voltará a abrir as portas para os alunos. Nesta volta eles não terão mais o mestre que aprenderam a amar, mas certamente os ensinamentos e as lições que tiveram do sensei ficarão guardados para sempre.
Pesar
A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da secretaria de Esportes e Lazer, lamentou o falecimento de Sensei Mitsuisha Matsuo, ocorrido na noite de domingo, 23 de junho. Sensei Matsuo, Mestre 6º Dan Kodansha, esteve à frente do Clube de Judô de Poços de Caldas por cerca de 49 anos, dedicando sua vida ao ensino técnico e filosófico do judô. Seu trabalho incansável no projeto social gratuito na zona oeste da cidade formou gerações de judocas e cidadãos, inspirando a todos com seu exemplo de dedicação e paixão pelo esporte.
“Neste momento, a Prefeitura de Poços de Caldas se solidariza com a família, amigos e toda a comunidade judoca, celebrando a vida e o legado de Sensei Matsuo, que continuará a inspirar e guiar as futuras gerações”.