Já em clima de recesso escolar, bibliotecas indicam Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque
Poços de Caldas, MG – Já na preparação para o recesso escolar de julho, as bibliotecas públicas de Poços de Caldas indicam Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque. Chapeuzinho Amarelo conta a história de uma garotinha amarela de medo. Tinha medo de tudo, até do medo de ter medo. Era tão medrosa que já não se divertia, não brincava, não dormia, não comia. Seu maior receio era encontrar o Lobo, que era capaz de comer “duas avós, um caçador, rei, princesa, sete panelas de arroz e um chapéu de sobremesa”.
Ao enfrentar o Lobo e passar a curtir a vida como toda criança, Chapeuzinho nos ensina uma valiosa lição sobre coragem e superação do medo. Já em sua 40º edição, este clássico de nossa literatura infantil vem encantando gerações e gerações de leitores. O livro de Chico Buarque recebeu, em 1979, o selo de “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e, em 1998, Ziraldo conquistou o Prêmio Jabuti pelas ilustrações da obra.
Clássico da literatura infantil brasileira, Chapeuzinho Amarelo, de 1970, compõe a vasta bibliografia do escritor, compositor e cantor Chico Buarque, que acabou de completar 80 anos. Republicado em 1979, a obra ganhou ilustrações do cartunista Ziraldo, falecido em 2024.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
Chapeuzinho Amarelo está disponível para empréstimo em todas as unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.