Capacitação em alimentação escolar fortalece educação em Poços de Caldas
Poços de Caldas, MG – Nesta sexta-feira (28), o auditório da Secretaria Municipal de Educação foi palco de uma capacitação ministrada por representantes do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) do IFSULDEMINAS e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O evento contou com a participação de profissionais essenciais para a implementação e melhoria dos programas de alimentação escolar no município.
Os responsáveis pela capacitação foram Laiane de Oliveira Nunes e Philippe Diogo A. da Silva, ambos especialistas no campo da nutrição e alimentação escolar. Laiane destacou a importância do curso realizado em Poços de Caldas e explicou o papel fundamental do CECANE no contexto educacional.
“O município de Poços de Caldas foi selecionado para receber nosso monitoramento e assessoria no programa de alimentação escolar. Durante esta semana, visitamos 10 escolas e realizamos reuniões com equipes de nutricionistas e agricultores familiares locais, que são os fornecedores dos alimentos obrigatoriamente adquiridos pelo município”, explicou Laiane.
Ela também mencionou que o CECANE deixará um relatório detalhado para o município, destacando as observações e recomendações feitas durante as visitas. A capacitação visa não apenas melhorar a qualidade da alimentação oferecida nas escolas, mas também fortalecer a relação entre educação e agricultura familiar, promovendo uma alimentação saudável e sustentável para os estudantes.
Laiane enfatizou a importância de valorizar todos os profissionais envolvidos no processo. “São eles que estão na ponta, garantindo que as crianças recebam refeições adequadas e saudáveis. Nossa formação não apenas celebra esses profissionais, como também orienta sobre as melhores práticas para fortalecer o programa. Isso inclui desde as merendeiras, que desempenham um papel fundamental na preparação das refeições, até os agricultores familiares que fornecem os alimentos frescos e locais”, explicou Laiane.
A formação é voltada para os diversos atores sociais envolvidos no PNAE, como nutricionistas do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PROMAE), merendeiras, coordenadores dos Centros de Educação Infantil, diretores de escolas municipais, representantes da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, do Conselho da Alimentação Escolar (CAE), além de órgãos como Emater, Conselho de Segurança Alimentar (Consea), Banco de Alimentos e representantes da agricultura familiar.
A capacitação tem por objetivo apoiar tecnicamente a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar e promover capacitação com os membros do Conselho de Alimentação Escolar e demais envolvidos no processo.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar oferece alimentação e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa a estados, municípios e escolas, valores financeiros de caráter suplementar, para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino. O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE).
Em Poços de Caldas, a alimentação escolar está a cargo do Programa Municipal de Alimentação Escolar, que tem por objetivo desenvolver ações que promovam o funcionamento e aprimoramento das ações de alimentação escolar, coordenar as demandas de consumo e estabelecer e assegurar o padrão nutricional e a qualidade da alimentação fornecida aos alunos da rede municipal de ensino.
Secretária de Educação destaca importância da capacitação em alimentação escolar
Poços de Caldas, MG – A Secretária de Educação de Poços de Caldas, Déborah Brianezi Reis de Andrade, destacou a relevância da capacitação promovida pelo Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), em parceria com o IFSULDEMINAS e o FNDE, em entrevista ao Mantiqueira. O evento, realizado ontem, reuniu profissionais da educação de diversos municípios da região.
“Eles nos apoiam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através do qual recebemos recursos federais para garantir a alimentação adequada dos nossos alunos”, explicou Déborah Brianezi Reis.
Durante a semana, os representantes do CECANE estiveram em Poços de Caldas realizando visitas às escolas, juntamente com membros do CAE e do PROMAE, oferecendo suporte técnico. O ponto alto da iniciativa foi a formação realizada ontem, que contou com a participação de profissionais do centro de educação infantil, merendeiras, coordenadoras e gestores de educação de municípios vizinhos, como Campestre, Bandeira do Sul e Botelhos.
“A formação foi essencial para atualizar nossos conhecimentos sobre as diretrizes do PNAE e as melhores práticas em alimentação escolar. É uma oportunidade única para aprimorar nossos serviços e garantir que as crianças tenham acesso a refeições nutritivas e de qualidade”, ressaltou a Secretária de Educação.
Déborah Brianezi enfatizou ainda a importância da cooperação entre os municípios da região, destacando que a troca de experiências e o alinhamento de estratégias são fundamentais para o sucesso do programa. A iniciativa visa não apenas cumprir as exigências legais, mas também promover o desenvolvimento integral dos estudantes através de uma alimentação saudável e adequada.
A Secretária abordou os desafios e avanços na gestão da alimentação escolar. Ela destacou a implementação da Resolução 06 do FNDE, que trouxe mudanças significativas, especialmente no que diz respeito à proibição do açúcar para crianças de 0 a 3 anos. “A implementação dessa medida não foi isenta de desafios, conforme a secretária relatou. “Inicialmente, houve algum grau de insatisfação por parte dos pais e até dos próprios funcionários. No entanto, em 2024, já estamos muito bem alinhados e adaptados a essa nova realidade”, afirmou.
Déborah Brianezi também mencionou o Programa Municipal de Alimentação Escolar de Poços de Caldas (PROMAE), responsável pela autogestão da alimentação escolar. “Nosso cardápio é cuidadosamente planejado e aprovado pelas nutricionistas. Toda a comida servida nas escolas passa por uma rigorosa avaliação para garantir que atenda às necessidades nutricionais dos alunos”, destacou.
Além disso, a gestão da alimentação escolar envolve uma empresa terceirizada que também segue as diretrizes estabelecidas.
Ela concluiu enfatizando que, embora existam algumas especificações e proibições, a decisão final sobre a alimentação das crianças também deve ser respeitada pela família. “Nosso objetivo é oferecer uma alimentação balanceada e saudável dentro do ambiente escolar, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento dos nossos alunos”, finalizou a Secretária.
Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com