Escola Municipal Alvino Hosken utiliza jornal em práticas pedagógicas
Poços de Caldas, MG – Os alunos da escola municipal Alvino Hosken de Oliveira estão a todo vapor. O colégio, que integra o projeto Mantiqueira na Escola, solicitou exemplares para práticas pedagógicas com o jornal impresso, do dia 24 de fevereiro de 2024.
A professora Fabiana Tramonte Câmara Acácio inseriu o Mantiqueira, durante o semestre, em suas aulas, realizando trabalhos com os alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, demonstrando a eles a importância de um jornal impresso. “As práticas educacionais com o Mantiqueira trabalhadas foram de diversos gêneros textuais encontrados no jornal e a diferença entre notícias e reportagens”, comenta Tramonte.
A matéria publicada, Secretaria de Meio Ambiente trabalha no licenciamento do aeroporto local, deu origem ao trabalho “Os diversos gêneros textuais encontrados no jornal, suas características e finalidade” e teve como objetivo o acesso ao periódico (nos dias atuais, poucos têm); o manuseio, saber encontrar as notícias; o interesse pelos assuntos da cidade, o conhecimento por todos os gêneros textuais encontrados no jornal; conhecer a diferença entre notícias e reportagens e a realização de um trabalho em grupo.
A professora destaca que o jornal é uma fonte inesgotável de informações e cultura. “Acredito ser um excelente caminho para interdisciplinaridade, permitindo ao aluno uma visão mais ampla à respeito das temáticas. Apresenta várias linguagens e proporciona o trabalho com os diversos gêneros textuais”, diz Tramonte.
Já a aluna Samantha de Souza Alencar diz que aprendeu várias coisas novas, reconheci os diversos gêneros textuais trabalhados. “Achei mais prático ler uma notícia no jornal impresso, porque no celular ficamos sabendo pela metade o acontecimento”, comenta a estudante.
Para Emanuelly Alves da Silva esse tipo de aula deu a ela suporte o aprendizado de muitas coisas novas. “Manusear um jornal impresso, a diferença entre notícias e reportagens, e, principalmente, aprimorar minha leitura e escrita, foram diferenciais”, diz a aluna.
“Enquanto professora referência do período integral, busquei oferecer a oportunidade aos educandos de ter o contato com o jornal impresso da nossa cidade. Sabendo que nos dias atuais, o acesso mais frequente é online, porém, de forma fragmentada. Resgatar a prática da leitura e escrita, a partir de então, produzir o jornal escolar”, afirma a professora Cleonice dos Santos.
Para a unidade escolar ter o jornal como proposta pedagógica é poder incluir os alunos em um mundo de sabedoria, conhecimento e principalmente em informação que é a moeda de troca dos dias atuais.
Para os alunos, atualmente, a leitura do jornal muda a perspectiva de muitos estudantes que usam o periódico para melhorar a capacidade de compreensão do conteúdo escrito, bem como a capacidade de desenvolver o espírito crítico e de descobrir outras visões de mundo, na construção de significados e de identidades sociais. “Ter o jornal em sala de aula facilita demais o trabalho pedagógico e também auxilia na construção de um cidadão completo”, finaliza Santos, professora de referência da unidade escolar.
O projeto Mantiqueira na Escola tem o apoio da Alcoa Alumínio S/A e da Secretaria Municipal e Educação e Cultura de Poços de Caldas-MG.
DA REDAÇÃO
redacaomantiqueira@mantiqueira.inf.br