Segundo semestre escolar: ainda dá tempo!

Sabrina Pierangeli
Neuropsicopedagoga Clínica
SBNPp 13909

Chegamos ao final das férias! Nossas crianças estão com o corpo e mente descansadas e prontas para iniciar mais um período de estudos e aprendizagens! Na volta às aulas, é comum surgirem alguns sentimentos nas crianças: entusiasmo, ansiedade, vontade de rever os amigos e do ambiente escolar. Mas também o medo e preocupação podem aparecer, principalmente para as crianças mais velhas ou aquelas que enfrentam dificuldades na escola.
O segundo semestre é mais curto e nós, adultos, percebemos como passa rápido! Na escola, este período trás conteúdos mais complexos e mais profundos que os do primeiro semestre e as exigências acadêmicas podem ser maiores, no que diz respeito aos trabalhos e provas. O medo de não conseguir “passar de ano”, ou seja, de uma reprovação, começa a surgir para alguns pais e alunos.
É importante saber que as dificuldades de aprendizagens raramente se iniciam no segundo semestre, elas já estavam presentes no primeiro semestre ou se arrastando desde o ano anterior. O que acontece é que, com o aumento da complexidade de conteúdos, esta dificuldade se torna mais visível e aumentará a cada vez mais, se nada for feito. E toda dificuldade de aprendizagem traz consequências também emocionais, psicológicas, comportamentais e sociais para a criança.
Mas calma, ainda dá tempo! Este é um momento para menos pré-ocupação e mais ocupação! Uma boa avaliação profissional e a intervenção especializada já no início deste semestre pode trazer nova luz à criança e família. A intervenção neuropsicopadagógica e de outros profissionais especializados, como psicólogo e fonoaudiólogo ( a depender do caso), ajudará a criança, família e escola a compreender a causa da dificuldade escolar, tornando possível que se crie um plano de ações específico para aquela criança, buscando agir não apenas em sua dificuldade, mas formas trazendo novas formas de ensino e traçando estratégias para tornar o processo de aprendizagem mais leve e prazeroso, preencher as lacunas de aprendizagem, desenvolver e aprimorar habilidades cognitivas.
Não apenas as crianças com dificuldades de aprendizagem precisam de apoio na volta às aulas. É importante que os pais se preparem e ajudem seus filhos a se prepararem para este novo ciclo de estudos. Algumas atitudes simples e adaptações na rotina podem trazer mais tranquilidade, segurança e conforto para a criança/ adolescente:
• Preparem-se com antecedência. Aproveite esta última semana de férias para juntos, revisarem o material escolar, a mochila, caderno, uniformes… mesmo as crianças pequenas devem ser envolvidas neste processo. Manipular e organizar seu material escolar ajuda a baixar a ansiedade e relembrar seu sentimento de pertença àquele ambiente. A criança pode junto com os pais, por exemplo, apontar todos seus lápis, limpar a mochila e estojo, fazer uma “capa” divisória para separar os conteúdos deste novo semestre com o do ano anterior., experimentar os uniformes para verificar se ainda serve, e etc…
• Converse com a criança sobre seus sentimentos e preocupações. A criança também se preocupa com a volta às aulas, especialmente se alguma dificuldade ou algum fato desagradável tenha ocorrido no semestre anterior. Ouça sua criança e acolha seus sentimentos, validando-os. Evite minimizar os que ela sente com frases como “ você não tem motivo para sentir isso” ou “ está exagerando”. Lembre-se que uma situação ou um medo que para você é “bobo”, para a criança é real e ela precisa de sua ajudar para lidar com ele.
• Crie uma nova rotina. Durante as férias a criança perde a rotina, tendo horários flexíveis e nenhuma responsabilidade além de brincar e se divertir. É importante que os pais, junto com a criança, criem um planejamento diário, uma nova rotina, onde estejam definidos os horários de dormir e acordar, refeições, tarefa de casa e estudos, atividades extracurriculares e esportivas, terapias… e inicie já com elas a vivencia desta rotina, com o que já é possível (dormir/acordar/refeições…) e vá adicionando as atividades que conforme iniciarem. Assim, a criança volta aos poucos para a vivência das muitas demandas, sem o choque de começar tudo de uma vez. Seu corpo e mente se preparam e se adaptam mais facilmente.
• Ajuste a rotina de sono. Mesmo que eu já tenha citado no item anterior, é muito importante reforçar que a rotina de sono é essencial para o pleno desenvolvimento físico e cognitivo da criança. Implantem técnicas de higiene do sono, como horários fixos para dormir e acordar, refeições leves e abstenção de telas, no mínimo 1 hora antes da criança se deitar. Uma rotina com leitura em família, orações (segundo a crença da família), conversa sobre o dia e até mesmo um chá ou leite quente ajudam a criança a relaxar para que possa ter uma boa noite de sono.
• Seja pontual. É importante manter a pontualidade quanto ao horário de inicio e término das aulas. Principalmente quando for buscar a criança, não se atrasar para buscá-la faz com que ela se sinta mais segura naquele ambiente e em retornar no outro dia.
• Prepare um local de estudos em casa. Junto à criança, escolham um local da casa para a realização de tarefas escolares e estudos. Pode ser uma escrivaninha ou uma mesa, porém é importante que tenha silêncio e os materiais que ela pode precisar. Em um local dedicado apenas para o estudo. Evite excesso de estímulos visuais que possam distrair a criança, como brinquedos ou quadros muito coloridos e elimine as telas deste ambiente. Deixe apenas o que ela usa para estudo.
• Busque ajuda profissional para a criança, caso ela tenha apresentado dificuldades escolares no primeiro semestre. Quanto mais cedo iniciar o processo de intervenção, mais rápido a criança irá conseguir supera suas dificuldades. Não espere o resultado ruim das primeiras provas, pois isso causa grande impacto (negativo) psicoemocional na criança. A palavra de ordem é: antecipe-se!
• Converse sobre BULLYING. Infelizmente tem crescido os casos de bullying nas escolas. É necessário que a criança saiba identificar quais comportamentos não são aceitáveis e como agir diante deles – procurar ajuda de professores/direção escolar, contar aos pais… é importante também fortalecer a comunicação entre você e seu filho, para que ele se sinta seguro e confiante para lhe contar o que está vivenciando.
• Comemore cada pequena conquista! Valorize as conquistas da criança, mesmo que lhe pareçam pequenas. Estimule-a a contar o que aprendeu, o que fez de “mais legal” e esteja ao lado dele sendo suporte emocional para que ele consiga avançar em seu desenvolvimento, mesmo que a passos pequenos. O que importa é o processo, pois a aprender não é um local onde se chega, é um caminho a trilhar! Comemore com ele, torça por ele e certifique-se que sua criança SABE que pode contar com você em todos os momentos. Seja presente!
Como apoio da família, escola e profissionais especializados, este segundo semestre pode (e deve) ser mais leve, onde aprender é divertido e prazeroso e o resultado final é apenas consequência de um lindo processo!
Boa volta às aulas!

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