congos_7

Caiapós e Congos de Poços têm reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial

Data da Publicação:

07/08/2024

Poços de Caldas, MG – A cultura tradicional de Poços de Caldas marcou presença na celebração pelo reconhecimento dos Congados e Reinados como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, no último sábado (3), na capital Belo Horizonte. O município foi representado pelo Grupo de Caiapós do São José, especialmente convidado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e por membros dos ternos de Congos da cidade.
A celebração pelo reconhecimento das expressões como Patrimônio Cultural do estado integrou o Primeiro Festival Cozinha das Afromineiridades, realizado no Palácio da Liberdade. O evento reuniu cerca de 1500 representantes de mais de 30 ternos de congados e reinados de todas as regiões de Minas Gerais. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secult-MG e do Iepha-MG.
A comitiva de Poços de Caldas contou com as presenças do secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, da presidente da Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Eduarda Carimbá, da coordenadora do Grupo de Caiapós do São José, Maria Lúcia Ramos, e da pedagoga da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Sônia Sanches.
Irmanados aos congadeiros nas celebrações de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, os caiapós de Poços de Caldas participaram deste dia histórico para Minas Gerais, fundamental para a salvaguarda, preservação e promoção das tradições populares, valorizando a herança cultural afro-mineira. O reconhecimento realça a tradição presente nas cidades, na religiosidade, na culinária e na vida dos mineiros.
O reconhecimento como Patrimônio Cultural de Minas Gerais foi possível a partir de pesquisa e dossiê organizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). O resultado é fruto de trabalho coletivo, apresentado e reconhecido por votação em reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep). O Conselho fez a deliberação do tema fundamental para a salvaguarda, preservação e promoção dessas tradições populares, acompanhada pela comunidade de congadeiros, com os cantos, tambores e indumentárias únicas. Após a votação, os congadeiros saíram em cortejo pela Praça da Liberdade até o Palácio da Liberdade, onde ergueram a bandeira de Nossa Senhora do Rosário.
Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda na então Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. Os tambores reverenciam a fé e a devoção do povo ao Santo Negro, marca do sincretismo tão característico da cultura mineira.
Em Poços de Caldas, a tradição está ligada também aos Grupos de Caiapós, irmanados aos negros. Segundo a escritora Nilza Botelho Megale (2002, p. 145), “os dançadores usam saias compridas de capim, camisas cobertas de penas de galinha, pulseiras nos braços e artelhos, colares de contas e levam nas mãos: arcos, flechas e espadas de pau, que batem para marcar o ritmo. (…) Eles não cantam nem falam, apenas se comunicam por meio de gestos, pois os indígenas não compreendiam a língua portuguesa. (MEGALE, Nilza Botelho. Memórias Históricas de Poços de Caldas. 2ª Edição. Poços de Caldas: Sulminas, 2002, p. 145).

Leia Também

foto-prazo-inscricao-teatro-16-04-25

Prazo para inscrições no 34º FET termina nesta quarta-feira

Poços de Caldas, MG - Termina nesta quarta-feira, 16 de abril, o prazo de inscrições para as unidades escolares que desejam participar da 34ª edição do Festival Estudantil de Teatro (FET). As inscrições devem ser realizadas pelo link https://forms.gle/u9moLnabzrVMLTSi9. O…
foto-festival-teatro-curitiba-16-04-25

Grupo poços-caldense se destaca em festival de teatro de Curitiba

Poços de Caldas,MG - A solidão na velhice é o mote do espetáculo “A Melhor Idade”, do Coletivo Fanfarra, que emocionou diferentes públicos na última semana, em um dos maiores festivais do país. Com quatro apresentações na Mostra Fringe, o…
foto-paixao-cristo-16-04-25

Encenação “Paixão e Morte de Jesus na Cruz” acontece na Sexta-feira da Paixão

Poços de Caldas,MG - Na sexta-feira, 18 de abril, às 19h30, será realizada a Encenação “Paixão e morte de Jesus na Cruz”, no pátio da Paróquia São Paulo Apóstolo (Rua Lalá Amaral, 10 – Jardim Santa Lúcia). Os atores são…
foto-banda-apresenta-16-04-25

Banda grava participação na 2ª Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras, com apresentação aberta ao público

Poços de Caldas, MG - Nesta quarta-feira, 16 de abril, a Banda Marcial da Escola Municipal José Avelino de Melo fará a gravação para sua participação na 2ª Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras. A apresentação será aberta ao…
foto-exposicao-15-04-25

Exposição “Arte para todos” chega a Poços de Caldas promovendo inclusão artística

Poços de Caldas,MG - A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP), em parceria com a Galeria Ampliart, realizará em Poços de Caldas a exposição “Arte para todos”, com início nesta terça-feira (15), no hall de entrada…
foto-paixao-cristo-15-04-25

Encenação “Paixão de Cristo” abre a programação do Minas Santa em Poços

Poços de Caldas,MG - A encenação “Paixão de Cristo”, do Grupo de Teatro Palavra Viva, vai abrir a programação do “Minas Santa” em Poços de Caldas, na quarta-feira, 16 de abril, às 19h30, na Basílica Nossa Senhora da Saúde, na…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!