aviao_9

Acidente com avião da Voepass: corpos começam a ser retirados do local

Data da Publicação:

09/08/2024

Vinhedo, SP – O governo paulista divulgou na noite desta sexta-feira (9) que as equipes das forças de segurança já iniciaram a remoção dos corpos das vítimas do voo com o ATR-72 operado pela Voepass que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo.
Os três primeiros corpos já foram retirados do local e serão encaminhados para a capital paulista. O Instituto Médico Legal (IML) será fechado para executar um trabalho exclusivo às vítimas do acidente – as demais ocorrências da capital serão distribuídas para outras unidades. A determinação é do governador Tarcísio de Freitas.
Para auxiliar nas identificações dos corpos, as famílias precisam apresentar na sede do IML Central qualquer exame ou documentação médica que tenham das vítimas, como exames radiológicos, médicos ou odontológicos. Qualquer tratamento odontológico, como canal, implante, próteses, panorâmica, aparelho ortodôntico, ajudam no processo.
Da mesma forma, qualquer tratamento médico para próteses, como pino, placa, fratura, parafuso, também. Isso ocorre porque, para a identificação, é necessário ter algum elemento para realizar confrontos. O IML conta com mais de 20 médicos, além de equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia. Da capital, estão sendo enviadas cinco equipes de recolha de corpos.
O acidente com o avião operado pela Voepass caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde de hoje. A aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, e seu destino seria Guarulhos, na região metropolitana paulistana, causando a morte de 61 pessoas, 57 passageiros e quatro tripulantes.

Cenipa está com caixas-pretas da aeronave que caiu no interior de SP

Vinhedo, SP – Os técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já conseguiram achar os gravadores de dados e de voz da aeronave que caiu nesta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo. Os equipamentos serão encaminhados para Brasília para análise dos dados.
Segundo o chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, são dois gravadores: o Cockpit Voice Recorder, que grava as vozes dos pilotos e todo o som da cabine, e o Flight Data Recorder, que grava informações técnicas como velocidade da aeronave, inclinação, se estava com os flaps ou o trem de pouso baixado.
“Isso é importante para a investigação, para gente conseguir reconstruir o acidente, de forma a entender aquela ocorrência para entregar a prevenção de acidentes e a segurança de transporte para a sociedade”, explicou. Ele informou que os dados serão analisados com a maior celeridade possível, mas a investigação vai depender do estado em que os equipamentos foram encontrados. “Depende do grau de destruição dos gravadores. Nós temos capacidade de fazer a extração estando os gravadores até muito danificados, mas depende de cada evento. Porventura, teremos que levar para o fabricante dos gravadores, nos Estados Unidos, pois temos grande necessidade de descobrir o que aconteceu. Não consigo dizer agora com quanto tempo isso irá acontecer”, informou Moreno. Atualmente, existem dois laboratórios no Hemisfério Sul com capacidade de analisar as caixas pretas, um na Austrália e outro no Cenipa, em Brasília. O Cenipa não adiantou quais seriam as causas do acidente. Moreno informou que todas as informações sobre o voo serão analisadas para a elaboração do relatório final sobre o acidente.
“Tudo é muito importante para a nossa informação. A nossa investigação é integrativa e envolve fatores humanos, operacionais e materiais. Todas as informações, sejam elas de controle aéreo, de meteorologia, tudo será coletado na primeira fase para posterior análise dos dados”, disse.
Acidente aéreo
A aeronave, um turboélice modelo ATR-72, matrícula PS-VPB, caiu enquanto fazia o voo 2283, de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP). A queda ocorreu em Vinhedo, no interior de São Paulo, e deixou 61 mortos (passageiros e tripulantes).

Fonte: Agência Brasil – Foto: Rede Social

Leia Também

foto-drogas-pm-18-04-25

Jovens são flagrados com drogas no Parque José Afonso Junqueira

Poços de Caldas, MG — Durante patrulhamento de rotina realizado por equipes da 162ª Companhia da Polícia Militar, pertencente ao 29º Batalhão da 18ª Região da Polícia Militar (RPM), dois jovens de 19 anos foram flagrados com entorpecentes no Parque…
foto-trafico-18-04-25

Tático Móvel prende três por tráfico de drogas

Poços de Caldas,MG - Em mais uma ação de combate ao tráfico de drogas, a equipe da 129ª Companhia da Polícia Militar, por meio do Tático Móvel realizou uma operação bem-sucedida na Rua Saturno, cruzamento com Cruzeiro do Sul, no…
Foto: Divulgação

Colisão entre veículos deixa dois feridos na MGC-267, em Campestre

Campestre, MG - Na tarde desta quarta-feira (16), a Polícia Militar Rodoviária foi acionada para atender a um acidente de trânsito com vítima no quilômetro 485 da MGC-267, no município de Campestre, no Sul de Minas. Segundo informações repassadas pela…
Foto: Divulgação

Adolescente é encontrado morto após afogamento no Rio Machado

Machado, MG - O corpo de um adolescente foi encontrado na manhã desta segunda-feira (14) no Rio Machado, após ter desaparecido no domingo (13) durante uma confraternização com amigos nas margens do rio, na zona rural da cidade. Segundo relatos…
Foto: PMMG/Divulgação

Polícia Militar recupera motocicleta furtada e diversos objetos em Andradas

Andradas, MG - Na tarde da última terça-feira (15), a Polícia Militar, por meio da 163ª Companhia do 29º Batalhão da PM, recuperou uma motocicleta furtada e diversos materiais ilícitos durante patrulhamento no bairro Vila Maganhoto, em Andradas. A ação…
Foto: PMMG/Divulgação

Jovens são detidos pela Polícia Militar por tráfico de drogas no Bairro Santa Augusta

Poços de Caldas, MG — Dois indivíduos, de 18 e 16 anos, foram detidos pela Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (16), por envolvimento com o tráfico de drogas no bairro Santa Augusta. A ação ocorreu por volta das 12h,…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!