Professora une fisioterapia e pedagogia em projeto de psicomotricidade
Poços de Caldas, MG – Eduarda Figueiredo, profissional com formação em fisioterapia e pedagogia, está desenvolvendo um projeto que une suas duas áreas de expertise. O projeto visa integrar o desenvolvimento psicomotor através de atividades lúdicas que conectam mente e movimento, promovendo benefícios significativos para crianças e adolescentes.
Esta semana o Mantiqueira acompanhou o trabalho de Eduarda no PMJ Santa Maria.
O projeto de psicomotricidade de Eduarda, previsto para ser implementado em vários locais em 2025, tem como objetivo principal oferecer uma abordagem holística ao desenvolvimento infantil. Ao combinar elementos do psíquico, que envolve aspectos mentais e emocionais, com movimentos físicos, a iniciativa busca criar um ambiente onde as crianças possam melhorar sua coordenação motora fina e grossa, agilidade, equilíbrio, concentração e foco, enquanto se divertem.
“Nosso foco inicial será em crianças pequenas, de creche, para garantir que elas desenvolvam uma base sólida em psicomotricidade desde cedo. No entanto, o projeto também poderá ser adaptado para crianças maiores e adolescentes, visando prevenir atrasos no desenvolvimento motor e físico,” explica Figueiredo.
As atividades propostas são planejadas para serem não apenas educativas, mas também altamente envolventes, utilizando jogos e exercícios que promovem o desenvolvimento motor e psicológico de forma divertida e eficaz.
Com a expectativa de começar em 2025, Eduarda Figueiredo está otimista quanto ao impacto positivo que seu projeto pode ter no crescimento saudável das crianças. “O objetivo é oferecer uma base sólida que contribua para um desenvolvimento equilibrado e saudável, prevenindo problemas futuros e promovendo uma infância rica em experiências motoras e cognitivas,” conclui.
O projeto de Eduarda Figueiredo promete transformar a forma como abordamos o desenvolvimento psicomotor, integrando diversão e aprendizado para criar uma experiência enriquecedora para as crianças.
As atividades propostas pelo projeto incluem circuitos colaborativos, onde as crianças aprendem a trabalhar em equipe e a melhorar a coordenação motora. Esses circuitos não apenas incentivam a cooperação, mas também desafiam as crianças a realizar dois movimentos simultaneamente, promovendo o desenvolvimento da agilidade e da capacidade de executar tarefas complexas.
Outro foco do projeto é o desenvolvimento de habilidades motoras finas, essenciais para atividades diárias. Para crianças menores, são oferecidos exercícios que envolvem movimentos de pinça, ajudando a promover a autonomia em tarefas como comer sozinhas, se pentear e tomar banho. Esses movimentos aparentemente simples são projetados para trazer benefícios duradouros, contribuindo para a independência das crianças desde cedo.
Embora o projeto seja inicialmente voltado para o público infantil, Eduarda Figueiredo reconhece a importância dessas atividades para adultos e idosos. Muitos adultos que procuram fisioterapia já se beneficiam de exercícios semelhantes para tratar questões como coordenação motora. Além disso, o projeto também está adaptado para atender à população idosa, incluindo aqueles que sofreram AVC ou têm Parkinson. Para esses indivíduos, as atividades são ajustadas para ajudar a melhorar a autonomia e a qualidade de vida, promovendo a recuperação e o gerenciamento de sintomas motores.
“Nosso foco principal é a infância, devido à minha formação em pedagogia, mas as atividades que desenvolvemos têm um impacto significativo também em adultos e idosos,” destaca. “Estamos comprometidos em oferecer soluções que beneficiem todas as idades, ajudando a melhorar a qualidade de vida e promover a autonomia em diversas fases da vida.”
O projeto de Eduarda Figueiredo promete trazer uma abordagem abrangente e adaptável para o desenvolvimento motor, com o objetivo de enriquecer a vida das crianças e apoiar a recuperação e autonomia de adultos e idosos.