OS TEMPOS MUDARAM?

Data da Publicação:

18/09/2024

Luiz Marques F. Oliveira

O clima, certamente mudou. De lembranças temos por exemplo, um artigo do jornal Estado de São Paulo de 1994, 30 anos. E não se comentam hoje, temperaturas baixas no inverno. Naquele ano, frio intenso atingiu varias áreas do Brasil e Poços de Caldas chegou a mostrar -7 graus. E neste inverno, que termina em poucos dias, umas poucas marcas de temperatura todas acima de 4 a 6 graus. E associadas ao inverno que termina, outras ocorrências que tornam nosso clima insuportável. Ausência de chuvas por até 5 meses e seca intensa além de queimadas acidentais ou quem sabe, provocadas, mas sem controle. Fumaça constante, vinda com cinzas, tornam o ar poluído demais. E o problema não é localizado, mas ocorre em grandes áreas. Assim podemos nos lembrar de versos bonitos de nosso Hino como: Teus risonhos lindos campos têm mais flores, e Nossos bosques tem mais vida…Campos e bosques queimados. Em outro hino vemos :Nosso céu tem mais estrelas. E há dias não vemos uma estrela em Poços. Não por presença de nuvens, mas por fumaça mesmo. Até que as chuvas cheguem para fazer uma faxina climática. Qualidade de vida pior, doenças respiratórias e desconforto. Racionamento de água, paisagem tórrida e amarela. Triste de se ver.
Há 30 anos, poluição era marcante em S. Paulo e cidades industriais. O que será que nos aguarda de pior para os próximos 30 anos? Devastação, prejuízos nas lavouras, menor produtividade, preços mais altos. Saúde precária para toda a população. Triste pois.

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!