Espaço cultural Ziriguidum Arte Educação: Fazendo e Aprendendo
Poços de Caldas, MG – O Arte Ziriguidum, espaço cultural localizado em Poços de Caldas, foi contemplado pelo Edital Especial Política Nacional Aldir Blanc para Espaços Culturais, PNAB, e como contrapartida, Dalmoni Lydijusse, proprietária do espaço, propôs um projeto com o CEI (Centro Educacional Infantil) Professor Paulo Rodrigues Rosa, com aulas no atelier para enriquecer a formação de professoras e professores da Educação Infantil, dispondo desse espaço para promover uma abordagem que valoriza as múltiplas linguagens da criança.
Dalmoni é artista-plástica, e em sua vasta experiência com a educação conta com o pedagogo e gestor escolar, Antonio Tadeu Menezes de Andrade para guiar as professoras neste projeto.
Através de um diálogo ativo entre a artista e as educadoras, a intenção desses encontros é conduzir as professoras a terem novas formas de contemplar as diversas vivências das crianças, usando as pluri-linguagens que a arte possui para facilitar este contato com a diversidade.
Conforme a Base Nacional Comum Curricular sobre a Educação Infantil, é importante garantir o pleno conhecimento das linguagens em todas as suas formas possíveis: oral, escrita, livre, além das expressões corporais, artísticas e tecnológicas. E estimular a utilização de ferramentas tecnológicas e meios de comunicação de forma ética, crítica e reflexiva.
Nesta primeira fase, a proposta conta com quatro encontros, no dia 28 de setembro, próximo sábado, será o quarto encontro. Durante todo este desenvolvimento foi visto:
Produção artística individual, incentivando os educadores a expressarem suas vivências e contextos.
Planejamento de ações educativas adequadas à faixa etária das crianças, considerando aspectos psicomotores e lúdicos.
Referências históricas da Arte Brasileira e contemporânea, abordando questões como racismo, arte indígena e a presença da mulher na sociedade.
Neste próximo encontro, haverá a apresentação e discussão de um planejamento a ser elaborado, para ser aplicado com elas no CEI com as crianças.
A culinária também foi tópico de apreciação nos encontros! Valorizando a cultura gastronômica da nossa região, Dalmoni preza por oferecer durante café coado na hora, receitas tradicionais populares como o pão de queijo e bolo de fubá, feitas a mão e de forma caseira, com ingredientes saudáveis, frutas e todo o momento de confraternização que é marca registrada do Ziriguidum.
Rafaela Terra, uma das educadoras presente no encontro, expressa seu sentimento pelos encontro:
“Querida Dalmoni”,
Gostaria de expressar minha imensa gratidão por essa oportunidade de participar do curso de artes aqui no Ziriguidum. A experiência tem sido verdadeiramente enriquecedora e transformadora para mim. As aulas, aliás, os momentos que compartilhamos foram inspiradores. A maneira como você demonstra sua paixão pela arte despertou em mim um novo olhar sobre a criatividade e a expressão artística.
Sinto-me acolhida e energizada neste lugar, que me faz valorizar ainda mais a arte e todas as suas formas. Agradeço sua atenção, seu carinho, sua disposição em nos ensinar… Tudo isso faz toda a diferença. Espero ter mais momentos ricos como esse.”
A segunda etapa do projeto consiste em acompanhar cada professora na sala de aula, para que as propostas desenvolvidas nos encontros sejam implementadas de forma eficaz. Este acompanhamento permitirá ajustes necessários, sempre atento às respostas e necessidades das crianças.
Capacitar educadores para que possam proporcionar experiências artísticas às crianças é garantir o direito à expressão e às vivências significativas. A arte desempenha um papel fundamental na educação, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos ao estimular a expressão criativa, o pensamento crítico e a sensibilidade estética. Mas para que isso aconteça é preciso viver a prática artística com elas, antes de propor é preciso ter vivido esta experiência em si.
Para mais informações siga @arteziriguidum nas redes sociais.