CEI São José: Vereadora inspeciona estruturas e busca soluções
Poços de Caldas, MG – A vereadora Luzia Teixeira Martins realizou uma visita ao Centro de Educação Infantil (CEI) São José para avaliar as condições da unidade, onde foram identificados problemas preocupantes que comprometem a segurança e o bem-estar das crianças e trabalhadores.
Durante a inspeção, a vereadora constatou a presença de mofo nas paredes, resultado de infiltrações provocadas por um telhado danificado, que ainda permite a entrada de água. Além disso, uma árvore, já reconhecida como risco iminente de queda, ameaçando a estrutura do muro da escola. Os galhos da árvore estão enroscados nos fios de eletricidade, o que representa um grave risco de acidentes.
Diante da seriedade da situação, a vereadora Luzia Teixeira Martins formulou diversas indagações à administração municipal, entre elas a previsão para a reforma do CEI. Em resposta ao Requerimento 391/2024, a Administração havia informado que a reforma havia sido licitada e que a empresa Escala Construções LTDA venceria a concorrência, com um valor de R$ 228.476,93 e prazo de 120 dias para a execução. Contudo, a Ordem de serviço ainda não foi assinada, e a empresa não enviou a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e a garantia.
A resposta dada pelo executivo em 4 de setembro de 2024 ao Requerimento nº 1919/2024, esclarecendo que, em relação à reforma, a CEI São José deverá receber serviços de manutenção ao longo de 2024. No entanto, a Secretaria Municipal de Projetos e Obras Públicas destacou que não houve contratação para a reforma até o momento, e, portanto, não há um contrato ativo para a execução das obras e que a resposta foi equivocada, ou seja, o referido contrato era para execução das obras do PMJ São José e não do CEI São José.
A vereadora Luzia Martins expressou sua preocupação com a situação do Centro de Educação Infantil (CEI) São José, destacando que não há programação para as obras de manutenção necessárias na unidade. “É lamentável que o CEI não tenha um cronograma definido para essas intervenções. A segurança e o bem-estar das crianças devem ser prioridade”, destacou a vereadora.
Luzia ressaltou a urgência de ações para resolver problemas como infiltrações e mofo nas paredes, que comprometem o ambiente escolar.