Transporte público será gratuito em Poços de Caldas no domingo de eleição
Poços de Caldas, MG – A Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou, nesta quinta-feira (3), o subsídio que garantirá transporte público gratuito no próximo domingo, dia de eleições. A medida tem como objetivo facilitar o deslocamento dos eleitores até os locais de votação, incentivando a participação cívica dos cidadãos.
O projeto é de autoria do prefeito Sérgio Azevedo. O valor do subsídio é de R$ 94.210,56, que será destinado para custear o transporte coletivo durante o horário eleitoral, das 6h às 19h.
Com essa iniciativa, a prefeitura espera reduzir obstáculos financeiros que possam impedir o exercício do direito ao voto, especialmente para os eleitores de menor renda. “A gratuidade no transporte público em um dia tão importante para a democracia é uma forma de garantir que todos os cidadãos tenham acesso às urnas”, destacou o prefeito.
O subsídio abrange todas as linhas de ônibus que circulam aos finais de semana, permitindo que eleitores se desloquem de forma prática e segura. A expectativa é que a medida contribua para um aumento da participação nas urnas, oferecendo mais comodidade à população de Poços de Caldas no dia da eleição.
A medida, aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), busca facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação.
Poços de Caldas é a cidade do Sul de Minas com o maior número de eleitores, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). É também a cidade entre as quatro maiores com o maior número de pessoas com mais de 70 anos aptas a votar e também a cidade com o maior número de pessoas com deficiência com título de eleitor.