Estudantes da PUC Minas criam aplicativo para incentivar doações de alimentos
Poços de Caldas, MG – Construir juntos uma sociedade mais próspera, é esse um dos objetivos do Sicredi. Por isso, a instituição financeira cooperativa é parceira de projetos que visem beneficiar a maior quantidade de pessoas e promova o bem-estar, dessa forma, participou do lançamento do aplicativo Revali desenvolvido por alunos dos cursos de ciências da computação, administração, publicidade e propaganda e relações internacionais, da PUC Minas, em Poços de Caldas.
O aplicativo foi lançado em um evento que reuniu estudantes, professores, poder público, parceiros e empreendedores municipais. O objetivo do app é fomentar doações de alimentos para o Banco de Alimentos de Poços de Caldas, a proposta é que agricultores, população em geral e empresas privadas realizem as doações aumentando assim, a arrecadação. Cada doação realizada será convertida em pontos dentro do aplicativo por meio de uma classificação dos alimentos em regular, bom e ótimo. Ao acumular pontos será possível trocar por brindes. O Sicredi como parceiro da ação disponibilizou diversos brindes para serem trocados pelos doadores.
Tal iniciativa é incentivada pela Universidade que promove, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), um Hacktown com projetos que estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Da mesma forma, conforme explica o professor do curso de Ciência da Computação da PUC Minas – Poços de Caldas, Fabiano Costa Teixeira, com esse aplicativo será possível apoiar o combate à fome e a agricultura sustentável, fazendo com que os alimentos cheguem até quem precisa, evitando desperdício, ações também alinhadas às ODSs.
“O evento de apresentação da plataforma foi importante para que os estudantes pudessem ter contato com a iniciativa privada e Poder Público para levar conhecimento daquilo que estão fazendo, assim conseguem começar a estabelecer um processo de validação identificando o sentimento dos participantes sobre isso e se esse é o caminho correto. Já ouvimos bons retornos de que superou as expectativas, onde a iniciativa privada já está realizando doações mostrando a viabilidade e relevância da plataforma”, avalia o professor Fabiano.
Para baixar o aplicativo basta solicitar o link com os estudantes. “Enquanto instituição financeira cooperativa preocupada com o desenvolvimento dos municípios, não há dúvidas da nossa parceria e engajamento em iniciativas como essa. Com essa solução encontramos um caminho assertivo para chegar com alimentos até quem precisa”, afirma Gustavo Mazzotti, Assessor de Comunicação e Marketing da Sicredi UniEstados.