Bibliotecas celebram Dia das Crianças no retorno da indicação semanal de leitura
“Trabalho de criança
Não é vender bala na rua.
É guardar os seus brinquedos
ou qualquer coisa que é sua”
Poços de Caldasm MG – Após a pausa do período eleitoral, a sugestão semanal de leitura das bibliotecas públicas de Poços de Caldas está de volta para celebrar o Dia das Crianças, indicando o livro “Trabalho de criança não é brincadeira, não!”, da escritora Rossana Ramos.
Este livro, embora feito para crianças, trata de um tema sério e triste, a problemática da exploração do trabalho infantil. Em versos rimados, a autora critica o trabalho infantil e, ao mesmo tempo, incentiva as crianças a fazerem tarefas que as tornem cooperativas no dia a dia, em casa e na escola.
O livro nos convida a refletir sobre o verdadeiro sentido do trabalho na infância, em que a criança pode descobrir o valor da cooperação e a alegria de concluir tarefas cotidianas para auxiliar a família e os amigos. Uma leitura que traz o aprendizado do cuidar e, ao mesmo tempo, alerta que proteger as crianças contra o trabalho infantil deve ser compromisso de toda a sociedade.
A autora Rossana Ramos é formada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Antônio Augusto Reis Neves, mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora adjunta da Universidade de Pernambuco, é fundadora e diretora da Escola Viva de Cotia. Tem quinze livros publicados nas áreas infantil e Pedagógica, no Brasil e no exterior. Entre suas paixões estão a escrita, a leitura e a educação inclusiva.
Dia das Crianças
O Dia das Crianças é comemorado neste sábado, 12 de outubro. A data homenageia as crianças e reforça a importância da garantia de seus direitos. O Dia das Crianças, que originalmente foi chamado de “dia de festa da criança”, foi oficializado em 1924 pelo presidente Arthur Bernardes, já que no dia 12 de outubro daquele ano foi realizado, no Rio de Janeiro, o Congresso Sul-Americano da Criança, um evento que reuniu estudiosos de infância para discutir questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento infantil. Apesar disso, a data se popularizou somente anos depois, na década de 1960, porém com forte apelo comercial.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
“Trabalho de criança não é brincadeira, não!” está disponível para empréstimo em duas unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.