OS DESAFIOS DO NOVO MUNDO

Data da Publicação:

18/10/2024

Hugo PONTES*

Alguém pode dizer que o grande desafio do nosso tempo é vencer a barreira que se interpõe entre a riqueza e a miséria. E muitos concordam com essa afirmativa. No entanto, o que caracteriza o mundo atual é o materialismo cada vez mais acentuado, seja para a riqueza, seja para a miséria.
A sociedade parece fazer uma corrida contra o tempo. Não há mais tempo de espera, existe apenas e, tão somente, tempo de realizações.
Com a corrida tecnológica e seus avanços a humanidade foi envolvida num mundo pleno de informações, fazendo com que a Tecnologia da Informação passasse a dirigir e orientar a vida de cada um e de todos nós coletivamente.
Todo esse conjunto não aumentou a satisfação ou deu ao ser humano maior consciência. Pelo contrário, trouxe a todos nós sofrimento, angústia e impotência ante a velocidade dos acontecimentos na nossa vida.
Movemo-nos, hoje, pela lógica do mercado, ente supremo do capitalismo e que ganha contornos de um deus onipotente e onipresente em cada canto e esquina pelos quais passamos.
Diante disso, o homem caminha na busca de um mundo novo. A procura de um novo sentido para a vida, no dizer do escritor austríaco Viktor Frankl, para tanto, é preciso muita garra, segurança e coragem, pois o materialismo que nos engessa conduziu-nos ao individualismo.
Na busca de novos caminhos, há necessidade de encontrarmos o bem-comum, o coletivo fazendo com que resgatemos o companheirismo, o abrigo, a inclusão e a igualdade.
Nesse caminhar e nesse observar, acreditamos que as novas gerações podem e devem – dentro de um sentido social mais amplo – conduzir os seus destinos sob a ótica do cooperativismo, da solidariedade e da fraternidade.
Não basta, como acontece hoje, o discurso vazio da “ajuda ao próximo” quando sabemos que o “próximo” está cada vez mais distante dos muito próximos do poder, da riqueza e do conforto.
Cada dia mais o “próximo” se aproxima da loucura e do desespero. A cada dia os “mais próximos” enfurnam-se nos seus castelos rodeados por grades e alarmes, uma vez que a lógica do mercado nos diz que devemos vencer e enriquecer cada qual no seu canto e, pelos cantos, cada um com sua dor.

*Professor, poeta e jornalista

 

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!