Poços passa a contar com Serviço de Acolhimento em Residência Inclusiva
Poços de Caldas, MG – A rede socioassistencial de Poços de Caldas avançou nos serviços de acolhimento institucional que fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O Abrigo Reviver está sendo transformado em Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva, acolhimento institucional destinado a jovens e adultos com algum tipo de deficiência, que vivenciaram rompimentos de vínculos e que não tenham condições de autossustentabilidade. O Abrigo Reviver (Associação Bem Viver de Apoio à Comunidade) foi implementado no município em setembro de 2020, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Promoção, durante a pandemia COVID-19, após o surgimento de alguns casos que necessitavam de acolhimento institucional, mas apresentavam demandas de cuidados específicos. O serviço foi estruturado com uma equipe de 15 colaboradores, espaço físico acolhedor, seguro, adaptado e acessível, para atender até 10 pessoas (homens e mulheres de 18 a 59 anos), de forma ininterrupta, sendo ofertado acolhimento 24 horas.
O público atendido é formado por pessoas com algum tipo de deficiência (física, mental, intelectual e/ou sensorial), que vivenciaram rompimentos de vínculos familiares e comunitários e que não dispõem de condições de autossustento. O propósito é propiciar a construção progressiva da autonomia e do protagonismo de nossos atendidos, por meio do fomento a participação familiar, social e comunitária, do estímulo as capacidades funcionais e garantia de acesso a direitos fundamentais.
“Pensando no público atendido e suas necessidades, o Abrigo Reviver em discussão com a Secretaria Municipal de Promoção Social, considerando a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, chegou ao entendimento de que o serviço deveria passar por mudanças, tornando-se um Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva”, informa a coordenadora da Residência Inclusiva, Rafaela Rocha.
Com a transição, o serviço passará a contar com uma profissional terapeuta ocupacional, que auxiliará na ampliação dos cuidados ofertados pelo serviço. “O Reviver Residência Inclusiva tem como objetivo promover a autonomia e a inserção social desse público. É importante destacar que o novo serviço é um marco importante para garantia de direitos de pessoas com deficiência no município”, enfatiza a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.
Os encaminhamentos ao serviço são realizados pela rede de proteção socioassistencial, Centro POP, CREAS, Casas de Passagem e demais serviços de políticas públicas, mediante a discussão de caso com a Coordenação da Proteção Social Especial de Alta Complexidade.