O MAGISTÉRIO NO BRASIL – PARA ONDE VAMOS?

Data da Publicação:

26/10/2024

Hugo PONTES*

Há anos, desde que começamos a lecionar, sempre falamos sobre a atividade do professor e a remuneração a ele conferida pelas instituições de ensino.
Se levarmos em conta o acesso cidadão interessado em se formar no magistério, tal fato – no Brasil – só vem a acontecer a partir dos meados da década de 1960, quando foram criadas as Faculdades de Filosofia Ciências e Letras – FAFI – em algumas cidades do interior do Brasil. Até então, quem quisesse alçar o ensino superior teria que se deslocar para as capitais dos estados.
O tempo passou e inúmeros foram aqueles que fizeram vestibular e foram cursar as FAFI’s. Com isso o ensino nas escolas ganhou em qualidade, pois havia professores com formação em nível superior.
Entretanto, isso colocado, da parte dos empregadores, sejam os estados, municípios e escolas particulares os salários mantiveram-se irrisórios. Professor tinha que ganhar mal. Se quisesse uma renda melhor deveria dar aulas de manhã, à tarde e à noite.
E o tempo passou. As reivindicações dos mestres por um salário melhor nunca foram atendidas. O resultado disso foi o fim da busca pela formação e educadores para preencher o vazio nas salas de aula.
E por que isso?
O total desprestígio a que a profissão foi relegada.
Nem mesmo o piso nacional, que está na lei, é respeitado. E olha que esse piso não é lá aquelas coisas…
Hoje encontramos poucos jovens dispostos a fazer vestibular para a área da educação. E sem professores preparados e valorizados, perguntamos: para onde caminha o Brasil do futuro?
E isso sabendo que sem uma boa formação não teremos profissionais para as diversas áreas do conhecimento como a ciência e a cultura.
E ainda vamos acreditar que não será com a formação de professores em escolas de Educação à Distância é que nós teremos profissionais preparados. O magistério só com aulas teóricas não leva o professor à sala de aula, à frente de um grupo de alunos quer para serem alfabetizados, quer para uma formação profissional.
E, por outro lado, não será implantando tecnologia em sala de aula é que o trabalho do professor será controlado.
Educação é um processo de ensino-aprendizagem objetivando o desenvolvimento, habilidades, competências , cultura do ser humano. É um direito de todos e tem como objetivo a nossa própria caminhada pelo mundo.

*Professor, poeta e jornalista

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!