Poços recebe o 2º Festival “Lutando Para o Futuro”, com inclusão e esporte
Poços de Caldas, MG – O Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves foi palco, no último dia 20, da segunda edição do Festival do projeto social “Lutando Para o Futuro”. Coordenado pelo professor Denis Júnio Paulino, com apoio dos organizadores Deivis Paulino e Clayson Jr., o evento reuniu cerca de 150 crianças de diferentes idades e contextos, oferecendo a elas a oportunidade de participar de competições de jiu-jitsu.
“Esse é o nosso projeto social. É o segundo campeonato que fazemos anualmente. Hoje, contamos com mais de 100 crianças envolvidas, todas participando de forma gratuita”, explicou Denis Júnio Paulino. “O jiu-jitsu é um esporte inclusivo, qualquer criança pode lutar. O esporte promove o bem-estar social, tira as crianças das ruas e proporciona saúde”, ressaltou o coordenador sobre o valor do esporte no desenvolvimento social.
O projeto “Lutando Para o Futuro” teve início em 2012 e é realizado na Casa do Povo, no bairro Jardim Country Club, próximo ao novo Fórum de Poços de Caldas. A iniciativa conta com a lei de incentivo e patrocínio da prefeitura, o que possibilita a manutenção das aulas e a organização de eventos como o festival. “As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, com turmas para crianças de 6h30 às 7h30 e para adultos das 7h30 às 9h30 da noite”, detalhou Denis.
Para Deivis Paulino, um dos organizadores e mentor do projeto, o festival representou uma importante celebração da inclusão e do desenvolvimento pessoal e esportivo dos jovens.
“Hoje é um dia de muita felicidade para todos nós, onde todos ganham – os pais, as crianças e os professores. É um momento de confraternização e motivação para que as crianças se dediquem ainda mais à atividade física,” disse Deivis ao Mantiqueira. Segundo ele, o projeto visa estimular não apenas o esporte, mas também a disciplina e o comprometimento dos jovens com suas rotinas e estudos.
“Qualquer criança pode participar. Nosso objetivo é abraçar essa causa e formar não só campeões no tatame, mas cidadãos exemplares”, destacou Deivis. O projeto não exclui crianças sem experiência prévia e as recebe independentemente de condições econômicas ou limitações, promovendo uma visão inclusiva e comunitária.
A prática do jiu-jitsu no projeto “Lutando Para o Futuro” vai além das técnicas de luta. “Aqui, a gente ensina disciplina, não só dentro do tatame, mas também em casa, incentivando um bom desempenho escolar,” reforça Deivis.
Clayson Jr., um dos organizadores do evento, destacou o sucesso da iniciativa, fruto do esforço conjunto com a Prefeitura de Poços de Caldas e do apoio fundamental do Secretário de Esportes.
“Esse é o segundo festival que organizamos com as crianças dos nossos projetos. Conseguimos reunir toda a nossa equipe para fazer esse evento maravilhoso”, comemorou Clayson. Ele destacou o apoio da Prefeitura, que colaborou diretamente na realização do festival, e enfatizou a gratidão pela parceria: “Agradecemos ao Secretário de Esportes, que idealizou esse projeto conosco.”
O evento reuniu crianças de várias partes da cidade e de municípios vizinhos, como Campo do Meio, Botelhos e Bandeira do Sul, além de participantes dos projetos sociais desenvolvidos na Casa do Povo, tanto na Zona Oeste quanto na Zona Sul de Poços de Caldas. “É muito gratificante ver essas crianças lutando e fazendo parte desse campeonato. Temos crianças de todas as idades aqui, promovendo inclusão social por meio do jiu-jitsu,” afirmou Clayson Jr.