dofu_13

Câmara aprova, em primeira discussão, emenda à Lei Orgânica Orçamento Impositivo

Data da Publicação:

31/10/2024

Poços de Caldas, MG – Em sessão realizada nesta terça-feira, 29, a Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou em primeira discussão a Emenda à Lei Orgânica Municipal N.º 1/2024, que estabelece o orçamento impositivo no município. Agora o projeto seguirá para a segunda discussão e se aprovado, a administração municipal passará a ter a obrigatoriedade de executar programações orçamentárias previamente aprovadas para determinadas áreas e investimentos, visando à transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos.
A emenda segue o modelo das Emendas Constitucionais 86/2015 e 100/2019, que instituíram o orçamento impositivo em âmbito nacional. Esse formato garante que a administração municipal assegure a efetiva entrega de bens e serviços à população, limitando cancelamentos de verbas aprovadas, salvo em casos de impedimentos técnicos justificados. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) será ampliada para incluir previsões fiscais para o exercício corrente e os próximos dois anos, com metas para investimentos prioritários.
Outro destaque da emenda é a inclusão de parágrafos no Art. 117 que estabelecem o limite de 2% da receita corrente líquida do município para emendas individuais dos vereadores. Metade desse valor será obrigatoriamente destinada a ações e serviços de saúde pública. O montante, calculado com base na receita do exercício anterior, é considerado nas metas de gasto com saúde, mas não poderá ser alocado para pagamento de pessoal, garantindo que os recursos cheguem diretamente aos serviços.
A obrigatoriedade de execução financeira requer a criação de cronogramas para a análise de impedimentos técnicos e a implementação de critérios equitativos para distribuir os recursos, com transparência e igualdade. Para o cumprimento dos restos a pagar dessas programações, a emenda autoriza até 0,6% da receita corrente líquida como limite. Com a emenda, a Câmara estima que aproximadamente 2% do orçamento municipal seja distribuído entre os vereadores, permitindo que cada um administre cerca de um milhão e meio de reais para atender demandas locais. A expectativa é de aprovação ao final de todas as discussões do projeto.

Leia Também

Foto: Divulgação

Deputado Cassio Soares e prefeito Paulo Ney alinham novas ações para Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG- O deputado estadual Cassio Soares esteve ao lado do prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney, em uma série de compromissos no Sul de Minas nesta quinta-feira, 10 de abril. Entre as agendas, participaram da FELINJU,…
Foto: CMPC/Divulgação

Tiago Mafra cobra da Prefeitura relatório técnico que deve apontar soluções no transporte público

Poços de Caldas, MG - A Câmara de Poços aprovou um Requerimento, de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), que pede esclarecimentos à Prefeitura sobre o transporte público. O parlamentar cobra a conclusão do relatório técnico que vem sendo elaborado…
Foto: CMPC/Divulgação

Escola do Legislativo realiza mais uma edição da Gincana do Saber

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas, através da Escola do Legislativo, realiza mais uma edição da Gincana do Saber, onde escolas do município participam de uma competição, unindo brincadeira e conhecimento. Baseado no livro…
Foto: CMPC/Divulgação

Alunos do curso de Direito da PUC Poços visitam a Câmara Municipal

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas recebeu, na última semana, alunos do curso de Direito da PUC Minas, campus Poços de Caldas, dentro do projeto Câmara em Visita. Acompanhados dos professores Virgílio Diniz Carvalho…
Foto: Divulgação

Câmara promove audiência pública sobre exploração de Terras Raras em Poços

Poços de Caldas, MG - A Câmara Municipal de Poços de Caldas realiza, no dia 16 de abril de 2025, quarta-feira, às 18h, uma audiência pública sobre Terras Raras no município, a pedido dos vereadores Diney Lenon (PT) e Tiago…
Foto: CMPC/Divulgação

Gestão de resíduos sólidos é tema de Requerimento aprovado pela Câmara

Poços de Caldas, MG - Como o objetivo de saber do Executivo como está estruturado o sistema de gestão de resíduos sólidos no município, o vereador Douglas Dofu (União) apresentou um Requerimento, assinado também pela vereadora Pastora Mel (União), questionando…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!