Espetáculo circense Rua será apresentado nesta sexta-feira, na Praça Pedro Sanches
Poços de Caldas, MG – Dois artistas viajantes utilizam da rua para se apresentar e sobreviver de cidade em cidade, lidando com as dificuldades que a vida nômade reserva. A dupla circula de Sol a Sol, Lua a Lua, compartilhando o circo e os saberes. A Cia. Penduricalhos apresenta, nesta sexta-feira, 1 de novembro, às 20h, na Praça Pedro Sanches, o espetáculo Rua, contemplado no Prêmio de Incentivo ao Circo.
Rua é o espetáculo de celebração de dez anos da Companhia Penduricalhos, um dos grupos circenses mais premiados de Minas Gerais. O espetáculo é a soma de técnicas, sonhos, conquistas e tentativas selecionadas em dez anos de pesquisa do coletivo mineiro.
Rua é o local de onde viemos, começamos e passamos. Rua é o palco de grandes artistas independentes. Rua é o que liga os pontos, locais e pessoas. Não existe cidade sem rua, não existe rua sem carros, não existe rua sem pessoas. É pensando nas pessoas que a Companhia Penduricalhos as transformou em público, faixas de pedestre em picadeiros, calçadas em palcos, buzinas em aplausos e o semáforo em cronômetro para o artista se apresentar. Para ir, vir, passar, transitar, fugir, correr, encontrar, celebrar, divertir e trabalhar é preciso passar por um lugar chamado Rua. Porque a arte de rua é tão essencial quanto os semáforos e as calçadas.
Prêmios
O espetáculo Rua foi um dos contemplados pela Secretaria Municipal de Cultura na segunda edição do Prêmio de Incentivo ao Circo, voltado a companhias, trupes ou grupos circenses locais. Puderam participar da premiação espetáculos performáticos de circo incluindo, obrigatoriamente, no mínimo, três técnicas circenses, sendo: acrobacia solo e aérea, contorcionismo, malabarismo, mágica, equilibrismo e palhaçaria. Mais três espetáculos circenses foram premiados e serão apresentados até 2025.
Ainda dentro dos espetáculos premiados, também já foi apresentado o espetáculo Leia-me, da Cia. Beira Corpo de Dança, na Biblioteca Centenário. Leia-me tem como objeto a necessidade da comunicação através do corpo, demonstrando as diferentes formas e possibilidades para que o mesmo se encaixe nos espaços e, através da interação com o espectador, descobrir de que forma o público se encaixa junto da performance. Leia-me foi contemplado na 3a edição do Prêmio de Incentivo à Dança, voltado a bailarinos, companhias, grupos e associações locais na linguagem artística da dança. Mais três apresentações de dança foram contempladas e serão executadas até o próximo ano.
Já no 6o Prêmio Benigno Gaiga de Incentivo ao Teatro foram contempladas 9 produções, que serão apresentadas até 2025. Voltado a artistas, produtores, companhias, grupos e associações locais de natureza cultural, o prêmio valoriza e incentiva propostas de todos os gêneros de teatro: comédia, drama, musical, dentre outros.