Imoveis-JF

Imóveis Irregulares

Data da Publicação:

04/11/2024

30 imóveis demolidos na represa –

Após decisão judicial, 30 imóveis construídos nas margens da represa de Chapéu D’Uvas, em Ewbank da Câmara, foram demolidos na última sexta-feira (1°). De acordo com a Justiça, a ação ocorreu devido ao fato das construções terem sido feitas em área de preservação permanente (APP) e de propriedade do Governo federal. A Polícia Militar de Minas Gerais foi a responsável por realizar os trabalhos. Segundo os militares, os supostos proprietários dos imóveis estavam no local e recolheram alguns materiais. O proprietário da fazenda onde estavam os imóveis teria permitido que “invasores indeterminados construíssem vários barracos de pesca na propriedade, de forma caótica e irregular”. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

 

UFV abre vagas para candidatos com 60

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) lançou um processo seletivo exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais, visando ampliar a inclusão de idosos no ensino superior. As inscrições, que ocorrem de 4 a 29 de novembro, são para mais de 80 vagas em cursos de graduação com vagas ociosas nos campi de Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. A iniciativa, apoiada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, busca proporcionar uma educação de qualidade para a população idosa, sem a necessidade de realizar o Enem ou ingressar pelo Sisu. (Folha da Mata – Viçosa)

 

Inova tem recorde de inscrições

O Prêmio Inova 2024, promovido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, registrou um recorde de inscrições, com 330 trabalhos válidos, quase três vezes mais do que na edição anterior. O prêmio visa valorizar iniciativas que simplificam e desburocratizam processos governamentais, beneficiando os cidadãos. Os participantes, que incluem servidores e estagiários, competem em duas categorias: Ideias Inovadoras Implementáveis e Iniciativas Implementadas de Sucesso. A Comissão Avaliadora está analisando os trabalhos, e os finalistas serão definidos entre 27 e 29 de novembro. (Balcão News – Belo Horizonte)

 

Primeira estação ferroviária recuperada

O município de Chiador, na região da Zona da Mata, guarda uma das maiores riquezas do período imperial do Estado: a primeira estação ferroviária de Minas Gerais. Inaugurada por Dom Pedro II. O cartão postal da cidade com quase 3 mil habitantes está sendo restaurado há menos de dois anos e deve ter as obras finalizadas entre janeiro e fevereiro de 2025.Segundo a coordenadora municipal de cultura, Maximina Maria Pereira Itaboray, trata-se de um patrimônio da cidade, tombado pelo município e que está a 5 km da sede. “É uma estação ferroviária de 1869 que fica na área rural próxima à divisa do município carioca de Três Rios. Ele estava em ruínas, e a Eletrobras assumiu o restauro do imóvel”, informa. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

 

Empresários de BH planejam contratar

Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) revela que 70,9% dos empresários de Belo Horizonte planejam contratar funcionários, impulsionados pela expectativa de aumento nas vendas durante as festividades de fim de ano. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) atingiu 106,3 pontos em setembro, refletindo um otimismo crescente em relação à economia. Com a recuperação salarial e aumento da renda disponível, as empresas estão se preparando para atender à demanda, com muitos considerando efetivar temporários que se destacarem. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)

 

Sabará pode se tornar histórica

Sabará pode se tornar a primeira cidade histórica inclusiva de Minas Gerais, com um projeto voltado para a acessibilidade de pessoas com deficiência (PCD). Rafael Sepúlveda, jurista e PCD, lidera essa iniciativa, que propõe melhorias nas calçadas e espaços públicos, como a instalação de rampas e piso tátil, para garantir a mobilidade de cadeirantes e deficientes visuais. Atualmente, apenas Salvador é reconhecida como uma cidade histórica com adequações significativas para PCD no Brasil. A proposta de Sepúlveda, fundamentada em um mapeamento detalhado, visa transformar Sabará em uma referência em inclusão. (Folha de Sabará)

 

Foto: Construções estavam em área de preservação permanente e de propriedade do Governo federal e a PM foi responsável pela demolição dos imóveis irregulares (Divulgação/ PMMG)

 

COLUNA MG – Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Leia Também

Banco investe 60 milhões em Diamantina

Banco investe 60 milhões em Diamantina 

O Banco do Nordeste vai terminar o ano de 2024 com aproximadamente R$ 60 milhões aplicados em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Além do volume de recursos injetados na economia…
30% da população mora de aluguel em Uberlândia

30% da população mora de aluguel

Mais de 211 mil pessoas moram de aluguel em Uberlândia, o que equivale a quase 30% da população total da cidade, que é de 711.661 habitantes. Segundo informações do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o…
Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025

Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025 

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Be8 implanta fábrica em Uberaba Com equipamentos já adquiridos, a empresa Be8 prevê início das obras para a implantação da fábrica de biodiesel em Uberaba no…
Aeroporto Regional ganha acesso

Aeroporto ganha acesso 

A Prefeitura de Santana do Paraíso e a Vale entregaram o as obras do viaduto de acesso ao Aeroporto Regional do Vale do Aço, no Distrito Industrial. Com a liberação do viaduto, a passagem em nível atualmente utilizada será desativada,…
18,7 mil capacitadas no Triângulo

Formação Profissional

Balanço do Sistema Faemg Senar aponta que 18.737 pessoas foram capacitadas, na região do Triângulo Mineiro, em 1.860 cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social, realizados neste ano. Os números integram o balanço do escritório regional de Uberaba de…
Municípios mineiros recebem royalties

Municípios recebem royalties 

A Agência Nacional de Mineração (ANM) distribuiu royalties de mineração da Compensação Financeira pela Exploração Mineral para municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), sendo Santana do Paraíso quem recebeu o maior valor da região. Outros municípios da…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!